Especial: Quem foi?
Quem foi: Theodoro de Bona
O artista dá nome a uma das salas do Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Nascido em Morretes, Theodoro de Bona (1904 – 1990) foi um dos principais artistas do Estado do Paraná, que foi além da criação de obras e contribuiu também na formação de novos artistas, através da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
O primeiro contato com a arte aconteceu nos primeiros 10 anos de vida, durante os estudos regulares no Colégio Bom Jesus. Na década de 20, estudou pintura com grandes artistas da época, como Gina Bianchi, Ercília Cecchi, Alfredo Andersen, Estanislau Traple e Waldemar Freyesleben. Em 1925, apresenta sua primeira exposição, organizada pela Associação Comercial do Paraná e em conjunto com outros artistas. Dois anos depois, De Bona realizou sua primeira exposição individual, na mesma época em que ganhou uma bolsa de estudou para estudar na Itália, oferecida pelo Estado do Paraná. Na velha bota, estudou na Academia de Belas Artes de Veneza e ficou no país por quase uma década. Nesse período, se insere no movimento artístico italiano, ingressando no grupo Cà Pesaro, participando da Bienal Internacional de Veneza, executa o painel do altar de Santa Terezinha na igreja de Maslianico e se envolve em outras atividades.
Na volta ao Brasil, em 1936, realiza alguns trabalhos importantes, como o painel Fundação da Cidade de Curitiba, localizado no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná, e o painel Instalação da Província do Paraná, no Palácio Iguaçu. Na década seguinte, apresenta uma mostra individual no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e em 1960 inaugura um curso de desenho e pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Nessa instituição, foi inclusive diretor. Em 1981, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Curitiba e dois anos depois recebeu a Comenda Honorífica da Ordem do Mérito da República Italiana, no grau de Cavalieri Officiale.
Em Curitiba, o artista recebeu algumas homenagens após seu falecimento, em 1990. Uma sala do Museu de Arte Contemporânea do Paraná leva o nome do artista e recebe periodicamente várias exposições. O MAC-PR fica na Rua Des. Westphalen, 16, no Centro. Além disso, uma rua no bairro CIC e um Colégio Estadual no Atuba levam o nome de Theodoro de Bona.
Referências:Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
ITAU CULTURAL. De Bona, Theodoro (1904)-1990). Disponível em <http://www.itaucultural.org.br>.
Especial: Quem foi?
Outros posts