Paulo Leminski

Curitiba mantém várias referências sobre o poeta da cidade

Especial: Paulo LeminskiBatizado com o mesmo nome do pai, Paulo Leminski Filho (1944 – 1989) nasceu no dia 24 de agosto e é um dos nomes mais famosos da cultura do estado, atuando na arte, educação, esporte e outras áreas. Além de escritor e poeta, trabalho que o fez reconhecido nacionalmente, foi crítico literário, tradutor, professor e faixa-preta de judô. Como já disse Áurea, uma de suas filhas, “Leminski é a cara de Curitiba”.

Nascido em 24 de agosto de 1944, filho de pai polonês com mãe negra, Paulo Leminski deve boa parte de sua fama a seus pensamentos. Suas produções, que vão da música a publicidade, passando por poemas e traduções literárias, inspiram pessoas do Brasil todo. O “poeta locopaca” fez dos seus 44 anos de vida uma bela história de vida.

Para homenagear o artista, produzimos uma série de matérias sobre sua vida, obras, pensamentos e passagens por Curitiba. Tendo como base sua biografia “O Bandido Que Sabia Latim”, de Toninho Vaz, matérias de jornais e outras referências, elencamos alguns lugares em que Paulo Leminski morou na cidade, onde estudou, locais que frequentava e obras que hoje prestam uma homenagem ao artista. Além disso, conversamos com alguns personagens que convieram com ele, em livrarias, academia e outros lugares. Há também uma série de homenagens ao poeta e a sua obra, com graffites com o seu rosto ou trazendo uma de suas várias poesias.

Veja as matérias especiais que fizemos sobre o poeta:

Especiais

Outros posts