Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

Paulo Leminski: Biblioteca Pública do Paraná

Paulo Leminski era frequentador assíduo da Biblioteca Pública do Paraná

Paulo Leminski começou a frequentar o centro da cidade com mais frequencia somente na década de 60, quando foi estudar na região. Após concluir seus estudos regulares no Colégio Paranaense, o poeta se mudou para outro colégio famoso da cidade, o Estadual do Paraná. Com isso, era obrigado a atravessar todo o centro de Curitiba, do Seminário até o Estadual. Foi com essa rotina que acabou “conhecendo” a Biblioteca Pública do Paraná, local que se tornou um reduto de conhecimento para ele.

Logo nas primeiras visitas ao local, Leminski começou a participar do Clube Literário Juvenil Dario Vellozo. Foi nesse grupo que ele conheceu algumas figuras importantes em sua vida, como Luiz Felipe Ribeiro, futuro colega de Direito.

Biblioteca Pública do Paraná - Curitiba Space

No local, Leminski teve suas primeiras conversas com Nevair Maria de Souza, curitibana que pouco tempo depois se tornaria sua primeira mulher. Os encontros entre os dois na BPP eram cada vez mais frequentes, sendo interrompidos apenas para algumas visitas ao cinema.

Alguns anos depois, o local ainda seria bastante frequentado por Leminski, as vezes para participar de conferências e eventos sobre poesia e literatura, e um período de sua vida para trabalhar, no setor de Música. Esse emprego foi muito mais do que uma fonte de renda ao artista, foi uma aula de música e de novas experiências, no final da década de 60.

Paulo Leminski - Biblioteca Pública do Paraná - Curitiba Space

A instalação atual, na Rua Cândido Lopes, é a décima terceira sede da BPP, que foi fundada em 07 de março de 1857. A mudança para essa sede aconteceu em 1954. Em um imponente prédio histórico, com mais de oito mil metros quadrados, a Biblioteca possui um acervo de cerca de 600 mil volumes, entre livros, periódicos, fotografias e materiais de multimídia. O local recebe cerca de três mil pessoas e realiza 1,5 mil empréstimos diariamente.

A Biblioteca Pública do Paraná fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h.

Paulo Leminski - Biblioteca Pública do Paraná - Curitiba Space

Referências:
VAZ, Toninho. Paulo Leminski: O bandido que sabia latim. Rio de Janeiro. Record. 2009
BPP. Histórico. Disponível em <http://www.bpp.pr.gov.br>.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts