Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

Paulo Leminski: Academia Kodokan

Além de um multi-artista, Leminski foi também faixa-preta de judô

O múltiplo artista, que se destacou na poesia e literatura, tinha um “lado” pouco conhecido pela maioria de seus leitores, o lado esportista. Visitamos a Academia Kodokan, local em que Leminski praticou judô por vários anos, e o Mestre Aldo nos contou um pouco sobre seu aluno, que com o passar dos anos se tornou um grande amigo. Italiano de nascença, ele está há muitos anos no Brasil e é um dos grandes defensores das artes marciais em Curitiba.

Paulo Leminski - Academia Kodokan - Curitiba Space

Segundo Aldo Lubes, Leminski foi um aluno muito dedicado, que gostava do esporte principalmente pelo lado espiritual, mais do que pelo esportivo. O poeta curitibano frequentou a academia no últimos anos da década de 1960. Em sua biografia, o escritor Toninho Vaz conta um pouco sobre as amizades que Leminski fez na academia e como os ensinamentos orientais mudaram sua personalidade. Lubes demonstrou um grande carinho por Leminski, contando até o fato de ele ser um dos amigos que carregou o seu caixão, quando o poeta curitibano morreu, em 1989. Ele contou também que Áurea e Estrela, filhas do poeta, já fizeram algumas aulas na academia.

Paulo Leminski - Academia Kodokan - Curitiba Space

A academia é hoje um dos grandes centros de Karatê da cidade e os filhos de Aldo também participam desse legado. No site da Academia Kodokan há um texto escrito por Aldo e Leminski, com o título “Porque Os Homens Lutam?”. Na época em que o poeta ia ao local, que ficava em outro endereço, na Boca Maldita. Anos depois é que ela mudou para o endereço atual, na Rua Marechal Deodoro, 51 – cj. 810.

Em 1986, Leminski publicou um texto no Correio de Notícias sobre a arte marcial, destacando “sensei” Kamada, o mestre de Aldo e um dos pioneiros do esporte em Curitiba. Veja aqui. Em um livro sobre o Judô, o escritor/mestre Aldo Lubes faz uma dedicatória a Leminski. O poeta também já citou uma vez seu mestre em uma obra, mostrando como a relação entre os dois era mais do que apenas esportiva, eram amigos.

Paulo Leminski - Academia Kodokan - Curitiba Space

Em março de 2013, Lubes recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, por seu papel como Presidente da Federação Paranaense de Karatê e sua contribuição para as artes marciais em Curitiba.

Agradecemos a atenção de Aldo Lubes, que mostrou pra gente um outro lado de Leminski, que nos faz admirá-lo ainda mais.

Paulo Leminski - Academia Kodokan - Curitiba Space

Referências:
Visita ao local.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts