As primeiras ruas de Curitiba

As primeiras ruas de Curitiba ficavam no entorno da Praça Tiradentes

Especial: As primeiras ruas de CuritibaCuritiba foi fundada há mais de 320 anos, mas sua história é ainda mais antiga. Ocupada principalmente por índios da tribo Tingui, da nação Tupi-Guarani, a região foi “descoberta” pelos europeus ainda no século XVI, mas apenas com pequenas expedições.

A viagem que marcou o início da ocupação efetiva da região aconteceu na metade do século XVII, quando os algumas pessoas se estabeleceram às margens do Rio Atuba. Aconselhados pelo índio Tindiquera, ou segundo a Lenda da Santa, os moradores se mudaram para a região em que hoje fica a Praça Tiradentes, e ali fundaram o Pelourinho e o povoado de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. No dia 29 de março de 1693, o povoado foi elevado a categoria de Vila, fundando assim a futura cidade de Curitiba.

As primeiras ruas de Curitiba ficam na região central e seus nomes, na metade do século XIX, eram Rua do Fogo, Rua Direita, Rua da Entrada, Rua da Carioca, Estrada da Marinha, Rua Fechada, Rua do Rosário, Rua do Nogueira, Rua das Flores, Rua do Comércio, Rua do Saldanha e Rua da Assembleia. A pesquisa em que nos baseamos foi assinada por Eduardo Fenianos (FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p)

As doze primeiras ruas de Curitiba foram:

Especiais

Outros posts