Especial: As Primeiras Ruas De Curitiba

Especial: As primeiras ruas de Curitiba

Alameda Dr. Muricy

Chamada de "Rua da Assembleia", a via leva hoje o nome de um médico baiano

No ano de 1857, Curitiba tinha 12 vias importantes, pelas quais a população passava diariamente. Eram elas a Rua do FogoRua DireitaRua da EntradaRua da CariocaEstrada da MarinhaRua FechadaRua do RosárioRua do NogueiraRua das FloresRua do ComércioRua do Saldanha e Rua da Assembleia.

As primeiras ruas de Curitiba - Alameda Dr. Muricy - Curitiba Space

A antiga ‘’Rua da Assembleia’’ é atualmente a Alameda Dr. Muricy, que liga o Centro Histórico a Av. Visconde de Guarapuava, cortando importantes e históricas ruas como a Emiliano Perneta e a XV de Novembro.

O nome é uma homenagem a José Cândido da Silva Murici, o Dr. Murici (1827-1879). Natural de Salvador, o médico veio até o Paraná para se tornar um dos fundadores do Museu Paranaense e da Santa Casa de Misericórdia.

As primeiras ruas de Curitiba - Alameda Dr. Muricy - Curitiba Space

A homenagem a Murici aconteceu em 1912. Até então, o caminho de barro era conhecido como Rua da Assembleia e abrigava alguns estabelecimentos “das ditas mulheres de vida fácil, sendo a mais famosa a da francesa Madame Ginet”. No local – na esquina da Rua Cândido Lopes – funcionou a primeira Câmara de Deputados de Curitiba.

As primeiras ruas de Curitiba - Alameda Dr. Muricy - Curitiba Space

Alameda Dr. Muricy abriga em sua paisagem urbana importantes edificações do cenário curitibano. Ao longo da região é possível observar uma série de prédios considerados UIPs (Unidades de Interesse de Preservação), além da Casa Andrade Muricy e o Palácio Garibaldi, considerados Bens Tombados pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná. A Alameda possui uma extensão de cerca de 1,2 km.

Referências:
O ESTADO DO PR. Curitiba 287 anos. Texto de Cid Destefani.
GAZETA DO POVO. Ruas de Curitiba – Alameda Doutor Muricy. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p

Especial: As primeiras ruas de Curitiba

Outros posts