Homenagens aos imigrantes de Curitiba

A cidade apresenta vários parques, bosques, praças ou histórias em homenagem aos imigrantes

Especial: Homenagens aos imigrantesA História de Curitiba começou a ser contada na metade do século XVII, quando a área ocupada por índios recebeu os primeiros exploradores portugueses. Em 1693, a vila foi fundada com o nome de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. No século seguinte, a vila foi crescendo a partir do Tropeirismo, pois a cidade ficava no caminho entre o Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Na metade do século XIX, dois fatores mudaram a história da cidade e do Estado como um todo. Em 1853, o Paraná se emancipou de São Paulo e se tornou uma província independente – passando a ser um Estado com a Proclamação da República anos depois. Na mesma época chegaram os primeiros imigrantes a Curitiba, com destaque para os italianos, alemães, poloneses e ucranianos.

Na virada para o século XX foi a vez dos japoneses, sul-americanos e pessoas oriundas de outros países europeus. Assim, a cidade se tornava a união de muitas culturas, crenças e costumes, que hoje estão enraizados em Curitiba. Os imigrantes influenciaram a geografia, culinária, religião, maneira de falar, danças, arquitetura e várias outras características da cidade. Alguns imigrantes marcam a sua ocupação territorial até hoje, como os italianos no bairro de Santa Felicidade.

Essa lista tem o objetivo de mostrar algumas homenagens a essas etnias e como elas estão presentes na rotina do curitibano. Além disso, há postagens que contam a história da ocupação de uma determinada etnia.

Veja a lista

Especiais

Outros posts