Especial: Cinemas Antigos

Especial: Cinemas Antigos

Cine Vitória

O local onde funcionava o cinema é hoje o Centro de Convenções de Curitiba

Inaugurado em 1963 com o filme “Taras Bulba”, de J. Lee Thompson, o Cine Vitória foi considerado por muito tempo como o maior de Curitiba, possuindo uma capacidade para 1800 lugares. O amplo espaço do prédio, aliada a modernidade da estrutura, impressionou autoridades e artistas que estiveram presentes na inauguração do cinema.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Vitória - Curitiba Space

Construído pela família Johnscher, tradicional no ramo hoteleiro de Curitiba, o Cine Vitória se tornou responsável por abrigar grandes produções e receber importantes nomes do cinema nacional e mundial. Personalidades como Janet Leight, Anthony Perkins, Karl Malden, Jerzy Kawalerowicz, diretor polonês do filme ‘’Matka Joanna of Anilow’’, Nancy Kovacs, Stanis Ghianellis (de “Terra do Sonho Distante/ América, América”, 1963), Mery Welles, Troy Donahue, deixaram a marca de suas mãos no cimento do local. O Cine Vitória também manteve a postura de buscar filmes que atraíssem grandes bilheterias como ‘’Rambo’’, ‘’O Exorcista’’, ‘’Um Estranho no Ninho’’, ‘’Laranja Mecânica’’, além de apresentações como a Orquestra Sinfônica de Utah e o encerramento do II Festival Internacional de Música, este último ocorrido em 1967.

Cinemas Antigos de Curitiba - Cine Vitória - Curitiba Space

A tradição de um dos maiores cinemas da história de Curitiba teve fim com a venda do prédio ao governo do Estado. O fechamento oficial do Cine Vitória, após 20 anos de funcionamento, aconteceu em 28 de janeiro de 1987, com a exibição, um dia antes, do filme ‘’Gandhi’’. Desde então, o prédio, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 370, Centro, abriga a sede do Centro de Convenções de Curitiba. A estrutura do local contempla uma área de 8426 m², distribuídos em três blocos e quatro auditórios, sendo dois com 184 lugares, um com 215 e outro com 900 lugares.

Referências:
CRISTO, Luciana; MIYAKAMA, Nivea. 24 Quadros – Uma viagem pela Cinelândia de Curitiba. Curitiba. Travessa dos Editores. 2010. 168p
TABLOÍDE DIGITAL. A última sessão do Cine Vitória. Disponível em <http://www.millarch.org>.

Especial: Cinemas Antigos

Outros posts