Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Carlos de Carvalho

Ele foi Presidente da Província do Paraná e exerceu outros cargos políticos

Carlos Augusto de Carvalho (1851-1905) nasceu na então capital do Brasil, o Rio de Janeiro. Na cidade natal estudou o primário e na adolescência foi para São Paulo. Por lá, se formou na faculdade de Direito da USP, com 22 anos.

Quem foi: Carlos de Carvalho - Curitiba Space

Entre os anos de 1878 a 1879, exerceu seu primeiro cargo importante no Paraná, no governo do seu amigo dr. Rodrigo Otávio. Nesse período, foi chefe de polícia do Paraná. Poucos anos depois, assumiu o governo do Paraná, em 6 de março de 1882. Ficou no cargo por pouco mais de um ano, até 26 de maio de 1883. Sua renúncia aconteceu sob pressão popular, no movimento chamado “revolta do vintém”. Mesmo deixando o cargo, e aparentando certo desconforto com a população e o Estado, defendeu o Paraná na época da disputa pelo território do Contestado. Com isso, mostrou seu afeto pelo território, que havia sido manchado durante a saída do cargo de Presidente – atual posto de Governador.

Quem foi: Carlos de Carvalho - Curitiba Space

Nos anos seguintes, foi Presidente da província do Pará, em 1885; Ministro do Exterior do Marechal Floriano, em 1890; e em 1904 serviu o Ministério do Exterior, como árbitro no tribunal Brasileiro-Boliviano. Ainda no final do século XIX, concluiu seu mestrado e doutorado em Direitos Humanos e Direito Internacional no Brasil e na Europa.

Durante a monarquia brasileira, recebeu o título da Ordem de Cristo, e vários outros ao redor do mundo. Carvalho faleceu em 5 de setembro de 1905, no Rio de Janeiro.

Quem foi: Carlos de Carvalho - Curitiba Space

Em Curitiba, por conta do importante cargo que exerceu por 14 meses, é homenageado com o nome de um logradouro. A Alameda Dr. Carlos de Carvalho passa pelos bairros do Centro, Batel e Bigorrilho, dando continuidade a Rua Cândido Lopes. Além dessa referencia, o nome do político também pode ser visto na estrada de ferro Curitiba-Paranaguá. O “Viaduto do Carvalho” tem esse nome em sua homenagem.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
CARNEIRO, David. História do período provincial do Paraná; galeria de presidentes, 1853-1889. Curitiba: Tipografia Max Roesner, 1960.

Especial: Quem foi?

Outros posts