Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Carlos Gomes

Foi o mais importante compositor de ópera do país, fazendo longa carreira na Europa

Nascido em Campinas, Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896) se destacou no gênero musical romântico, fazendo longa carreira na Europa. Sua principal obra foi “O Guarani”.

Os primeiros trabalhos do artista vieram em 1861 e 1863, com as apresentações de “A Noite do Castelo” e ‘’Joana de Flandres’’. O sucesso das apresentações conquistou a Corte Imperial. A popularidade permitiu que Carlos Gomes, com o apoio de D. Pedro II, viajasse para a Europa. Na Itália, através das aulas com o maestro Lauro Rossi, o jovem talento brasileiro recebeu, em 1866, o título de Maestro no Conservatório de Milão.

Quem foi: Carlos Gomes - Curitiba Space

Em 1870, Carlos Gomes conquistou a definitiva consagração no continente europeu. O compositor se tornou o primeiro brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala, em Milão, um dos mais tradicionais centros de ópera do mundo. A apresentação de “O Guarani”, com libreto de Antonio Scalvini e baseada no romance homônimo de José de Alencar, fez com que Carlos Gomes se tornasse um dos maiores compositores líricos da época.

Praça Carlos Gomes - Curitiba Space

Após desembarcar no Brasil para apresentar “O Guarani” em razões das festividades de aniversário de D. Pedro II, Carlos Gomes retornou à Itália para dar início à composição de “Fosca”, considerada por ele a sua melhor obra. Neste meio tempo, ainda compôs importantes trabalhos como “Salvador Rosa” e “Maria Tudor”. Mesmo com sua saúde abalada e convivendo com problemas financeiros, Carlos Gomes ainda compôs seu último trabalho, conhecido como “Colombo”. Em 1896, já muito doente, veio a falecer em Belém, no Pará.

Praça Carlos Gomes - Curitiba Space

Em Curitiba, o artista dá nome a uma das praças mais conhecidas da cidade. Localizada entre as Ruas Marechal Floriano Peixoto, Monsenhor Celso, José Loureiro e Pedro Ivo, a Praça Carlos Gomes é conhecida pelos vários pontos de ônibus que recebe. O destaque é o tubo da Linha Boqueirão, um dos biarticulados mais usados pela população. Além do nome, um busto homenageia o artista.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts