Especial: As Primeiras Ruas De Curitiba

Especial: As primeiras ruas de Curitiba

Rua Marechal Deodoro

A via era chamada de Rua do Comércio e tem essa característica até hoje

No ano de 1857, Curitiba tinha 12 vias importantes, pelas quais a população passava diariamente. Eram elas a Rua do FogoRua DireitaRua da EntradaRua da CariocaEstrada da MarinhaRua FechadaRua do RosárioRua do NogueiraRua das Flores, Rua do Comércio, Rua do Saldanha e Rua da Assembleia.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua Marechal Deodoro - Curitiba Space

Rua do Comércio já tinha uma base mercantil desde o século XIX. Nesta época, o local passou a receber uma série de estabelecimentos como depósitos de lenha, ferrarias, pequenas lojas, entre outros. Com o tempo, se tornou a Rua Marechal Deodoro, que atualmente é ocupada por muitos bancos, lojas de departamento, escritórios, lanchonetes, bancas de revista e de frutas, galerias e vários outros pontos comerciais. A Rua Marechal Deodoro tem mais de 3 km de distância, começando no viaduto da Av. Marechal Humberto de A. Castelo Branco e terminando na Praça Zacarias, passando pelos bairros do Alto da XV e Centro. Antes de se chamar Rua Marechal Deodoro, em homenagem ao espírito republicano de Marechal Deodoro, e ser conhecida como Rua do Comércio, a via, na primeira metade do século XIX, era conhecida por Rua Nova da Carioca e Carioca de Baixo, época que apresentava movimento apenas entre o Largo Zacarias (Praça Zacarias) e a Travessa da Matriz. A frequente presença de viajantes e tropeiros do interior no trajeto em questão acabou por dar uma nova fisionomia à via.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua Marechal Deodoro - Curitiba Space

Manuel Deodoro da Fonseca (1827 – 1892) foi um importante militar e político brasileiro. Participou da Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889, e se tornou o primeiro presidente do país (1889 – 1891). Suas principais ações no cargo visavam à efetiva implantação de um regime de Estado Republicano. Alagoano, e filho de também militar, foi também Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e comandante do 2° Batalhão dos Voluntários da Pátria.

Referências:
TREVISAN, Edilberto. Curitiba na Província – Ruas, Moradores Antigos, Explosão de Cidadania. Curitiba. 2000.
HOERNER Jr, Valério. Ruas e Histórias de Curitiba, 2° edição. Curitiba: Artes & Textos, 2002. 183p.
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.

Especial: As primeiras ruas de Curitiba

Outros posts