Teatro Guaíra
O Teatro Guaíra é o mais importante da cidade e foi fundado no século XIX
A primeira sede ficava onde atualmente está a Biblioteca Pública do Paraná, e o nome também era diferente, Theatro São Theodoro. A inauguração aconteceu em 1884, e o local se tornou o principal centro cultural de Curitiba até a chegada da Revolução Federalista ao Paraná dez anos depois. As atividades artísticas foram suspensas e a estrutura passou a abrigar rebeldes presos das forças legalistas. Somente no dia 3 de novembro de 1900 o espaço seria reinaugurado, desta vez com iluminação elétrica e um novo nome, Theatro Guayra – seguindo a grafia da época.
Em 1939, o prédio foi demolido. A volta do Teatro Guaíra viria em grande estilo, com um concurso promovido pelo Estado para escolher o melhor projeto para o novo prédio. Três projetos foram selecionados pelo então Governador Moisés Lupion. Quando chegou a hora de decidir um único vencedor, o governador era outro, Bento Munhoz da Rocha, e ele optou pelo terceiro colocado, o arquiteto Rubens Meister – os dois primeiros colocados apresentavam projetos clássicos, parecidos com os municipais do Rio e de São Paulo. O primeiro local escolhido era a Praça Rui Barbosa, mas, visando o crescimento do projeto arquitetônico, uma quadra maior foi escolhida, em frente a Praça Santos Andrade.
Após dois anos de obras, o primeiro dos três auditórios foi inaugurado, no dia 19 de dezembro de 1954. Era o Auditório Salvador de Ferrante, conhecido hoje como “Guairinha”. A primeira apresentação aconteceu poucos meses depois, no dia 25 de fevereiro de 1955, com a peça Vivendo em Pecado, de Terence Rattigan. A conclusão efetiva do projeto demorou vários anos e a inauguração do principal auditório só aconteceu em 1974. Homenageando o ex-governador, em 12 de dezembro era inaugurado o Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. A estrutura é completada pelo Auditório Glauco Flores de Sá Brito, o “Miniauditório”. A capacidade do Guairão, Guairinha e do Mini são, respectivamente, 2.173, 504 e 104 lugares.
A inauguração do Teatro Guaíra, na década de 50, fez parte de um importante movimento arquitetônico na cidade, movido principalmente pelo Centenário da Emancipação do Paraná. São desse período também a Biblioteca Pública, o Centro Cívico, a Praça Dezenove de Dezembro e o Colégio Estadual do Paraná. A data de tombamento estadual também não é à toa. Um dia antes do Estado completar 150 de emancipação, em 18 de dezembro de 2.003, o principal teatro do Paraná foi tombado pela coordenação do patrimônio cultural.
O Teatro Guaíra fica na Rua XV de Novembro, 971, no Centro. Em uma das entradas, a da Praça Santos Andrade, um mural de Poty Lazzarotto é o destaque.
Referências: PATRIMÔNIO CULTURAL. Teatro Guaíra. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>. TEATRO GUAÍRA. Histórico. Disponível em <http://www.tguaira.pr.gov.br//>.