Museus de Curitiba
Todos os atrativos da cidade
Museu Guido Viaro
O Museu Guido Viaro foi aberto em 1975 e é uma homenagem ao artista que dá nome ao local
Aberto em 1975, onde atualmente funciona a Casa da Memória, o museu é todo em homenagem a Guido Pellegrino Viaro, italiano que se destacou muito em Curitiba. Nascido em 1897, na pequena comunidade de Badia Polesine, Viaro veio ao Brasil em 1927, para ser ilustrador e caricaturista em São Paulo. Dois anos depois se mudou para Curitiba, onde começou a trabalhar com dois grandes artistas da época: o curitibano Poty Lazzarotto e o norueguês Alfredo Andersen. Além de seus ilustres quadros, Guido Viaro também dava aula, sendo professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) desde a sua fundação. O artista morreu em 1971, em Curitiba.
O museu em sua homenagem foi reinaugurado em 10 de novembro de 2009, dessa vez na Rua XV de Novembro, 1.348, também no centro de Curitiba (endereço atual). O prédio é de 1929 e tem uma área interna de 600m² e sala de palestras com capacidade para 40 pessoas. O museu oferece uma coleção fixa e constantemente apresenta mostras temporárias.
O acervo do Museu Guido Viaro conta com 250 óleos sobre tela, 700 desenhos e mais de 100 gravuras. Inaugurada há menos de um ano, o museu hospeda a Sala Dalton Trevisan, que homenageia outro ilustre artista da cidade. São expostas 56 obras de Trevisan, entre livros e coletâneas, que foram doadas pelo próprio artista, para compor uma sala especialmente dedicada a ele.
O Museu Guido Viaro é mantido por sua família e fica aberto de terça a sábado, das 14h às 18h. O local oferece atividades recreativas para grupos escolares com visitas agendadas e algumas sessões de cinema no auditório.
Referências: MUSEU GUIDO VIARO. Museu Guido Viaro. Disponível em <http://museuguidoviaro.blogspot.com.br>.Especial: Bens Tombados
Outros posts