Especial: Bens Tombados Em Curitiba

Especial: Bens Tombados

Conjunto Urbano da Rua Comendador Araújo

A arborização, a vocação para o comércio e os palacetes são os destaques da via

A via é uma das mais charmosas da cidade. De certa forma, dá continuidade ao Calçadão da Rua XV de Novembro, pois tem início ao lado da Praça General Osório. A rua tem três grandes diferenciais: uma arborização que “encobre” a rua, deixando um efeito de integração com a natureza bem interessante; grande vocação para o comércio, com lojas, restaurantes, hotéis, bancos, supermercados e outros estabelecimentos; e foi bastante desenvolvida durante o período do Ouro Verde (erva-mate), no começo do século XX.

Conjunto Urbano da Rua Comendador Araújo - Curitiba Space

Sua história começou com a Estrada do Mato Grosso, que logo foi integrada a cidade e se tornou uma via urbana. Os casarões, concentrados principalmente no bairro Batel, chegaram à região na virada dos séculos XIX e XX. A inscrição no livro do tombo aconteceu em 11 de novembro de 2.004.

A Rua Comendador Araújo fica nos bairros Centro e Batel, entre a Praça Osório e a Rua Benjamin Lins. O trecho tombado pela coordenação estadual fica entre as Ruas Desembargador Motta e a Benjamin Lins.

Conjunto Urbano da Rua Comendador Araújo - Curitiba Space

Comendador Araújo:

Antônio Alves de Araújo, conhecido como Comendador Araújo, natural de Morretes, foi um importante ervateiro, com um grande prestígio na sociedade local. Em duas oportunidades assumiu a presidência interina da Província do Paraná (atual cargo de governador), de 26 de maio a 3 de setembro de 1883 e de 24 de agosto a 18 de setembro de 1885. Araújo morreu em 22 de abril de 1887, na cidade de Palmeira, há 70 km de Curitiba.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Conjunto Urbano da Rua Comendador Araújo. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p

Especial: Bens Tombados

Outros posts