Especial: Bens Tombados

Prédios históricos de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Especial: Bens Tombados

Colégio Dr. Xavier da Silva

O Colégio Dr. Xavier da Silva foi o primeiro Grupo Escolar do Paraná

O Grupo Escolar Xavier da Silva foi inaugurado em 1903 e, até esse ano, a cidade contava apenas com escolas: a Tiradentes, a Carvalho (apenas para meninos) e a Oliveira Bello (apenas para meninas).

Quando foi inaugurado, seu objetivo era servir de modelo para futuros grupos. O contexto da época envolvia um cenário de transição e dificuldades financeiras que eram empecilhos para a construção de novas escolas, enquanto isso, as existentes não eram satisfatórias. A experiência de grupos escolares surgiu em São Paulo e na época se mostrava um modelo promissor e eficiente, tanto que em 1903, Victor Ferreira do Amaral, diretor-geral da Instrução Pública anunciou que estava em andamento a construção do primeiro grupo escolar do Paraná.

Colégio Dr. Xavier da Silva - Curitiba Space

O projeto arquitetônico, idealizado pelo engenheiro civil Cândido de Abreu, é um dos fatores que mais chamam a atenção, sendo copiado por outras instituições ao longo dos anos em Curitiba e no interior do Estado. Em formato de “L”, em um terreno plano e de esquina, o espaço foi inaugurado com duas alas – que contavam com seis salas de aula e área para recreação. Essas alas eram bem divididas, uma as meninas e outra para os meninos. A fachada de uma das alas ainda preserva o “sexo masculino” na parede.

Atualmente, o local se tornou o Colégio Dr. Xavier da Silva e oferece vagas para alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ano ao 9º ano), Ensino Médio por Blocos e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Há também o ensino de idiomas, Inglês, Espanhol e Francês. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 25 de maio de 2012.

Colégio Dr. Xavier da Silva - Curitiba Space

O Colégio Dr. Xavier da Silva fica na Av. Silva Jardim, 613, esquina com a Av. Mal. Floriano Peixoto, no bairro Rebouças.

Referências:
CASTRO, Elizabeth Amorim de. Grupos Escolares de Curitiba na primeira metade do século XX. Curitiba. Edição do Autor. 2008. 160p.

Especial: Bens Tombados

Outros posts