Especial: Bens Tombados

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Especial: Bens Tombados

Estação da Estrada de Ferro e Viaduto João Negrão

A inauguração da Estrada de Ferro foi um grande marco para a cidade no século XVIII

Em 1880, Curitiba estava se tornando uma das principais cidades da região sul e precisava de vias que a ligasse até as demais regiões. Nesse contexto, foi planejada a construção da ferrovia ligando a cidade a Paranaguá. Para isso, a empresa encarregada pela obra solicitou ao município a doação de um terreno à Companhia Geral de Estradas de Ferro. O projeto ficou a cargo de Michelangelo Cuniberti, engenheiro de origem italiana.

Em 5 de fevereiro de 1885 era inaugurado o trecho regular da estrada, que foi considerada uma obra bastante ousada para a época. Ao todo, nove mil pessoas trabalharam na construção. Ainda no século XIX, o edifício foi ampliado, ganhando mais um pavimento.

Estação da Estrada de Ferro de Curitiba e Viaduto João Negrão - Curitiba Space

Em 1918, a administração da companhia mudou de endereço, gerando uma série de adaptações no espaço. Nessa época, um Salão Nobre foi construído no espaço “que sobrou”. A estação foi responsável pelo grande desenvolvimento da região, política e comercialmente. No entorno, principalmente na Praça Eufrásio Correia, vários hotéis e restaurantes foram inaugurados e, com o grande fluxo de pessoas, fez com que a região se torna-se o centro político de Curitiba, até meados do século XX.

Com a inauguração da rodoferroviária, o local foi desativado, dando espaço ao museu projetado por museólogos da Rede Ferroviária Federal.

Estação da Estrada de Ferro de Curitiba e Viaduto João Negrão - Curitiba Space

A arquitetura centenária ainda é bastante preservada. Na fachada, simétrica e com um grande frontão, um relógio emoldurado por arco pleno é o destaque. As telhas, os ornamentos, pilastras e a simples fachada posterior também chamam a atenção dos visitantes.

Além da Estação, a ponte sobre a Rua João Negrão também é tombada. Inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, com o nome de Ponte Rua Schmidlin, é atualmente chamada de Ponte Preta – em 1944, a obra foi readequada, com estrutura metálica importada dos Estados Unidos. A via também foi desativada com a criação da rodoferroviária. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 13 de agosto de 1.976.

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Atualmente, a antiga Estação se tornou um shopping, mas mantém boa parte das características antigas. Um trem, parte de uma estrada de ferro e o Museu Ferroviário são as principais referências aos tempos antigos.

O Shopping Estação fica na Av. Sete de Setembro, 2775, no bairro Rebouças, em Curitiba. A região, por conta do grande desenvolvimento impulsionado pela Estação, contém várias construções históricas. Algumas delas são tombadas pelo Patrimônio Cultural do Paraná, como a Praça Eufrásio Correia, a Casa Emílio Romani, ao Hotel Roma e a Câmara Municipal.

Estação da Estrada de Ferro de Curitiba e Viaduto João Negrão - Curitiba Space

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Estação da Estrada de Ferro e Viaduto João Negrão sobre a Rua de mesmo nome. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

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