Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Guido Viaro

A família do italiano mantém um museu em sua homenagem em Curitiba

Embora italiano da região de Badia Polesine, Guido Pelegrino Viaro (1897-1971) se tornou cidadão brasileiro e curitibano. Na capital paranaense, o artista recebeu o título de cidadão local em 1966. Foi desenhista, gravurista, escultor, pesquisador, professor e responsável por introduzir a pintura moderna no Estado do Paraná.

Quem foi: Guido Viaro - Curitiba Space

Com temperamento extrovertido e contagiante, Guido Viaro contrariou a vontade de seus pais (João Batista Viaro e Santina Soldá Viaro) que não tinham a intenção de ver o filho no caminho artístico. A influência familiar veio através de dois tios artistas. Logo aos nove anos já estudava desenho numa escola noturna na sua localidade natal através da orientação de seu tio Antônio; e posteriormente deu sequência ao aprendizado no atelier de seu tio Ângelo.

Museu Guido Viaro - Curitiba Space

Após um período de busca pela formação da cultura artística em cidades tradicionais como Veneza, Florença, Milão, Roma e Paris, Guido Viaro se desiludiu com movimentos políticos das primeiras décadas do século XXI que minavam o cenário italiano. Em 1927, o destino acabou sendo o Rio de Janeiro para em seguida desembarcar em São Paulo. Na cidade, o artista italiano trabalhou como desenhista de jornais e foi muito bem recebido por intelectuais da época.

Quem foi: Guido Viaro - Curitiba Space

Guido Viaro veio para Curitiba com a intenção de permanecer apenas um determinado período. Na capital paranaense o artista se casou, fixou residência, e passou a trabalhar com nomes como Theodoro de Bona, Alfredo Andersen e Poty Lazzarotto. Também atuou em instituições como Ateliê/Escola de Desenho e Pintura Guido Viaro e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Museu Guido Viaro - Curitiba Space

Em Curitiba, uma importante lembrança ao legado do artista é o Museu Guido Viaro. Mantido por sua família e localizado em uma tradicional construção na região central, o espaço apresenta mostras temporárias, acervo próprio, sala de palestras, sessões de cinema, além da Sala Dalton Trevisan. Abre de terça-feira a sábado das 14h às 18h. Fica na Rua XV de Novembro, 1348, em frente a Reitoria.

Referências:
CULTURA PR. Guido Viaro – Biografia. Disponível em <http://www.cultura.pr.gov.br/>.
ITAÚ. Viaro, Guido (1897-1971). Disponível em <http://www.itaucultural.org.br/>.
Brandão, Euro. Guido Viaro: a valorização da figura humana. Curitiba, Museu Guido Viaro, 1981.

Especial: Quem foi?

Outros posts