Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Antônio da Silva Jardim

O personagem foi nome importante na proclamação da República

Antônio da Silva Jardim (1860-1891) é natural da cidade que atualmente leva o nome de Silva Jardim, no Estado do Rio de Janeiro. Sua carreira ativa teve início ainda na época do colégio após ser um dos fundadores de um jornal de cunho político. Mesmo diante precárias condições financeiras, Silva Jardim se mudou para São Paulo com o intuito de estudar na Faculdade de Direito da capital paulista, local que serviria como base para discussões republicanas e abolicionistas.

No contexto político do período, Silva Jardim se engajou na campanha republicana ao ponto de vender sua banca de advogada e pautar sua vida em comícios entre os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Durante o tempo em que militou, apesar das dificuldades vividas em função da malária, o jovem político conviveu com aclamações, elogios e perseguições. Após a proclamação da República e o pouco reconhecimento pela intensa luta em prol da causa, Silva Jardim decidiu dar por encerrada a vida política e partiu rumo a Europa para dar início a uma nova vida.

Quem foi: Antônio da Silva Jardim - Curitiba Space

Com apenas 30 anos de idade, após visita ao vulcão Vesúvio, o político acabou sendo tragado por uma fenda que se abriu de forma repentina no local. Durante sua vida também desempenhou profissões de advogado e jornalista. Em Curitiba, a lembrança a Silva Jardim se dá através de uma das mais conhecidas avenidas da cidade. A Av. Silva Jardim possui cerca de 4,5 km de extensão e corta importantes pontos da cidade como a Praça da França, o Hospital Pequeno Príncipe, a UTFPR e os Colégios Barão do Rio Branco e Dr. Xavier da Silva.

Quem foi: Antônio da Silva Jardim - Curitiba Space

Referências:
IPPUC. Nome de Rua. Disponível em <http://ippucweb.ippuc.org.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts