Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Marechal Deodoro da Fonseca

Marechal Deodoro foi o primeiro Presidente do Brasil, eleito em 1889

Natural da cidade que atualmente leva o seu nome, no Estado de Alagoas, Manuel Deodoro da Fonseca (1827-1892) teve início na Escola Militar do Rio de Janeiro logo aos 16 anos de idade. A primeira experiência oficial aconteceu em 1848, com 21 anos, ao integrar as tropas com o intuito de combater a Revolta Praieira, em Pernambuco. No período, participou também de outros conflitos como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua Marechal Deodoro - Curitiba Space

Em âmbito político, Marechal Deodoro exerceu o cargo de presidente da Província do Rio Grande do Sul em 1886. Posteriormente, ficou responsável pela presidência do Clube Militar, entre 1887 e 1889, e já com o título de Marechal, proclamou a república no dia 15 de novembro de 1889, assumindo a chefia do governo provisório.

De acordo com a constituição republicana da época, as eleições no Brasil seriam pautadas em eleições diretas através do voto popular, no entanto, em razão de caráter excepcional, o primeiro presidente seria eleito de forma indireta. Com base nisso, o Congresso Nacional elegeu os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891. A instabilidade política acelerou a saída do Marechal Deodoro do cargo presidencial. O período, que teoricamente deveria se estender até 1894, teve término no dia 23 de novembro de 1891.

As primeiras ruas de Curitiba - Rua Marechal Deodoro - Curitiba Space

Marechal Deodoro da Fonseca é lembrado em Curitiba através de uma importante rua localizada na região central da cidade. A via tem mais de 3 km de distância, começando no viaduto da Av. Marechal Humberto de A. Castelo Branco e terminando na Praça Zacarias, passando pelos bairros do Alto da XV e Centro. Conheça a via, uma das primeiras de Curitiba.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts