Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: José de Alencar

O romancista é considerado um dos principais escritores da história do país

José Martiniano de Alencar (1829-1877) se destacou ao ser considerado um dos principais romancistas da história brasileira. O escritor foi responsável por criar e difundir uma literatura nacionalista diante da lusitana, que prevalecia na época. Filho de José Martiniano Pereira de Alencar, importante senador no período imperial, José de Alencar se formou na Faculdade da Direito de São Paulo e deu início a sua carreira literária em jornais do Rio de Janeiro.

Em 1856, seis anos após a graduação, o escritor publicou o seu primeiro romance, intitulado de ‘’Cinco Minutos’’. No ano seguinte, José de Alencar, além da obra ‘’A Viuvinha’’, deu início a trilogia indianista que traria notoriedade nacional. ‘’O Guarani’’ (1857); Iracema (1865); e Ubirajara (1874). Durante o período, o escritor atuou politicamente como chefe da Secretaria do Ministério da Justiça; deputado estadual no Ceará; e em 1868, ministro da justiça.

Quem foi: José de Alencar - Curitiba Space

As obras de José de Alencar buscaram tratar do cenário brasileiro da época em quatro categorias: urbanos, históricos, indianistas, e regionalistas. Abordou temas como romances na alta sociedade fluminense do segundo reinado; tradições indígenas com base na ficção; regiões no país alheias à influência europeia; entre outros.

José de Alencar faleceu no Rio de Janeiro em decorrência de tuberculose, em 1877. O notório escritor dá nome a uma importante rua em Curitiba. Com mais de 2 km de extensão, a via passa por importantes bairros como Juvevê, Cristo Rei e Alto da XV.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts