Especial: Quem foi?
Quem foi: Erasto Gaertner
O médico foi prefeito de Curitiba na década de 50
Nascido em Curitiba, Erasto Gaertner (1900 – 1953) é uma personalidade bastante conhecida na cidade. O hospital que leva o seu nome é uma referencia em Curitiba, principalmente no tratamento do câncer.
O curitibano começou a trabalhar nos Correios e Telégrafos, antes da década de 20, enquanto fazia o curso secundário. Em 1920, começou a cursar Medicina na Faculdade de Medicina do Paraná (atual Universidade Federal do Paraná – UFPR) e três anos depois fez transferência para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se formou em 1925. Após alguns cursos de especialização, inclusive um na Europa, se tornou professor na faculdade que começou seus estudos, com 27 anos. No final da década, foi ainda diretor do Departamento Médico Legal do Paraná e do Leprosário São Roque. Em 1932, fundou e dirigiu o Instituto de Medicina Cirúrgica do Paraná (IMCP).
Em 1934, Gaertner começou sua carreira política, tornando-se deputado estadual. Seu mandato durou até 1937, época em que Vargas instituiu o Estado Novo. Nesse período, o professor começou um grupo de estudos com alunos da turma de 1938 da Faculdade de Medicina do Paraná, chamado “Turma dos Tigrões”. Esse foi o embrião da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), que foi criada em 8 de março de 1947.
Em 1945, o professor voltou à política, dessa vez como deputado federal pela União Democrática Nacional. Com o fim do mandato, ocupou alguns cargos estaduais durante o mandato do governador Bento Munhoz da Rocha Neto.
Em 3 de outubro de 1951, Erasto Gaertner foi eleito prefeito da cidade de Curitiba. Em janeiro de 1952, doou um terreno de 62.500 m² à LPCC, onde seria construído um hospital, hoje o Erasto Gaertner. O médico/prefeito, porém, não teve a chance de ver o começo da construção. Gaertner faleceu em pleno mandato, vítima de um derrame, em 19 de maio de 1953. A pedra fundamental do hospital foi inaugurada em 11 de junho de 1955.
Para homenagear o médico, a Av. Nossa Senhora da Luz foi rebatizada para Avenida Professor Erasto Gaertner, com a Lei Ordinária nº 1713/1958. A via fica no bairro Bacacheri e dá continuidade a Av. Munhoz da Rocha. O Cindacta II, da Força Aérea Brasileira, fica nessa rua.
Referências:Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p NICOLAS, Maria. Almas das Ruas. 2° Volume. Curitiba. Lítero-Técnica. 1974. 377p
Especial: Quem foi?
Outros posts