Parque Tanguá

O Parque Tanguá é um dos principais cartões postais de Curitiba

Localizado nas antigas pedreiras da Família Gava, o Parque Tanguá é atualmente um dos locais mais visitados em Curitiba. O espaço oferece 235 mil metros quadrados que possibilitam momentos de lazer; práticas de exercícios físicos; belas fotografias; ou um simples passeio turístico. Um dos principais destaques do Parque Tanguá é o seu mirante, um dos principais cartões postais de Curitiba. Do local é possível ver os lagos da parte baixa do parque, com uma altura de 65 metros. A estrutura do parque é completada com  túnel que une dois lagos; lanchonete; estacionamento; torres para observação; cascata; entre outras atrações.

Parque Tanguá - Curitiba Space

Em 1998, como forma de homenagear um dos maiores ícones da arte paranaense, o local recebeu a instalação do Jardim Poty Lazzarotto:

“Napoleon Potyguara Lazzarotto (Curitiba 1924-1998) rabiscava sonhos em papel de embrulho, no restaurante Vagão do Armistício. Cresceu e pintou Curitiba com as cores do coração. As sementes de sua arte agora florescem generosas, na paz deste verde. A cada estação, sua memória ganha formas de um sonho sempre novo”.

Parque Tanguá - Curitiba Space

A construção do Parque Tanguá seguiu uma política de preservar o meio ambiente e ocupar de forma turística um local condenado a se tornar depósito de lixo ou área irregular. O conceito também foi adotado em outros espaços públicos de Curitiba.

O Parque Tanguá fica na Rua Oswaldo Maciel, Pilarzinho. As visitas ocorrem diariamente das 8h às 18h. O local é um dos destinos da Linha Turismo de Curitiba.

Parque Tanguá - Curitiba Space
Referências:
FENIANOS, Eduardo Emílio. Manual de Curitiba: A cidade em suas mãos. Curitiba. UniverCidade. 2003. 160p.
PREFEITURA. Parque Tanguá. Disponível em < http://www.curitiba.pr.gov.br/>.

Atrativos Turísticos

Outros posts