Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: André Pinto Rebouças

Ele é considerado um dos mais importantes engenheiros da história do país

André Pinto Rebouças (1838-1898) nasceu no dia 13 de janeiro em Cachoeira, na Bahia, iniciou seus estudos ao seguir para o Rio de Janeiro aos 16 anos de idade. Na então capital do Império, Rebouças recebeu o grau de bacharel em Ciências Físicas e Matemática, em 1859, e um ano depois o grau de Engenheiro Militar.

Quem foi André Pinto Rebouças - Rua Engenheiros Rebouças - Curitiba Space

Sempre obtendo o destaque pela dedicação aos estudos, Rebouças seguiu para a Europa, em 1861, com o intuito de se especializar na engenharia civil. No retorno ao Brasil, o engenheiro iniciou a luta pela causa abolicionista e desempenhou funções como comissionado do Brasil para a vistoria e aperfeiçoamento de portos e fortificações do litoral do país, e como engenheiro militar na Guerra do Paraguai.

Quem foi: Antônio Pereira Rebouças Filho - Rua Engenheiros Rebouças - Curitiba Space

Sempre acompanhado de seu irmão Antônio, Rebouças trabalhou em projetos privados visando o desenvolvimento e modernização do Brasil. Um dos trabalhos de destaque da época são as obras de abastecimento de água do Rio de Janeiro, solucionando um dos grandes problemas existentes da cidade na época.

Um das grandes frentes atuantes de Rebouças foi a campanha abolicionista. A partir dos anos de 1880, o engenheiro participou da Confederação Abolicionista, da criação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão e redigiu os estatutos da Associação Central Emancipadora. Rebouças ainda participava de forma incisiva em discussões visando o desenvolvimento nacional.

Quem foi: Antônio Pereira Rebouças Filho - Rua Engenheiros Rebouças - Curitiba Space

Politicamente voltado para o âmbito monarquista, o engenheiro acompanhou a Família Imperial a caminho do exílio após a proclamação da República em 1889. Na Europa, Rebouças ainda viveu em Portugal, sendo correspondente do The Times, em Londres, e posteriormente em Cannes. A morte de D. Pedro II, em 1891, acabou se tornando um fato gerador de desequilíbrios emocionais, que fez o engenheiro rumar para Angola, e depois a Ilha da Madeira. Na região, cometeu suicídio em 1898. Rebouças possui feitos fundamentais no cenário brasileiro da época. O engenheiro dedicou-se amplamente na modernização do Brasil através da construção de portos e estradas. Também auxiliou na continuidade da carreira de Carlos Gomes na Europa, considerado o maior compositor de ópera da história do país.

Quem foi: Antônio Pereira Rebouças Filho - Rua Engenheiros Rebouças - Curitiba Space

André Rebouças é homenageado em Curitiba com uma importante rua com mais de 3 km de extensão. A Rua Engenheiros Rebouças corta o bairro de mesmo nome e possui praticamente em suas extremidades dois estádios, o Durival Britto e Silva e o Joaquim Américo. A rua também homenageia o irmão de André e também engenheiro, Antônio Pereira Rebouças Filho.

Especial: Quem foi?

Outros posts