Especial: Quem foi?
Quem foi: Anne Frank
A alemã marcou seu nome na história na luta contra o nazismo
Nascida em Frankfurt, Annelies Marie Frank (1929 -1945) viveu apenas 15 anos e ficou mundialmente conhecida após a divulgação de seu diário, escrito durante o Holocausto. Vítima dos campos de concentração, por sua origem judaica, ela relatou sua experiência em seu diário, que foi divulgado dois anos depois de sua morte.
Conhecido como “Diário de Anne Frank”, o livro lançado com os relatos da jovem foi traduzido para vários idiomas, sendo vendido no mundo todo. Os relatos originais estão expostos no Instituto Neerlandês para a Documentação da Guerra, localizado em Amsterdã. Reunindo fatos do cotidiano da guerra e a intimidade das pessoas que ela convivia, o diário serviu para “dar rosto” ao Holocausto e ver o quanto foi pesada a realidade do conflito.
Quando recebeu o prêmio humanitário da Fundação Anne Frank, em 1994, Nelson Mandela chamou uma multidão em Johannesburgo e citou o quanto foi importante para a sua história ler o relato de Anne Frank. Para ele, a luta contra o apartheid era a mesma travada por Frank durante o nazismo.
Em Curitiba, a jovem protagonista do Holocausto dá nome a uma via da cidade, como forma de homenagear sua história e seu diário. A Rua Anne Frank tem aproximadamente 7 km de extensão e passa pelos bairros Boqueirão e Hauer. A rua faz parte do Sistema Trinário de vias do eixo Boqueirão, como a “rápida” sentido bairro-centro.
Referências:UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.
Especial: Quem foi?
Outros posts