Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Lamenha Lins

O recifense foi Presidente da Província do Paraná - equivalente ao cargo de Governador

Nascido em Recife, Adolfo Lamenha Lins (1845 – 1881) foi um político nacional e pessoa importante no desenvolvimento econômico do Paraná, que estava recebendo seus primeiros imigrantes no século XIX.

Quem foi: Lamenha Lins - Curitiba Space

Diplomado em Direito, pela Faculdade de Direito do Recife, foi presidente da província do Piauí, em 1874, e no ano seguinte foi presidente do Paraná – cargo equivalente ao de Governador do Estado. Designado por carta imperial de 21 de abril de 1875, ficou no cargo de 8 de maio de 1875 a 16 de julho de 1877. Nesse período, criou algumas colônias na região de Curitiba, que mudaram a estrutura da região e abrigaram vários imigrantes. Lamenha Lins travou algumas disputas com São Paulo e Santa Catarina, que queriam integrar o Paraná as suas respectivas províncias.

Nesses dois anos no cargo, o presidente estabeleceu algumas diretrizes para o desenvolvimento do Paraná, principalmente na colonização e agropecuária. Após esse período, permaneceu em Curitiba, pois havia gostado da nova terra, de sua geografia, condições topográficas, clima e fertilidade do solo, e foi nomeado inspetor especial de Terras e Colonização – porém, foi demitido quatro meses depois. A ação veio por conta de uma “desobediência” de Lins, que se candidatou ao cargo de deputado geral da Assembleia Legislativa do Paraná (para assumir o posto de inspetor, o político aceitou a restrição de não se candidatar ao cargo, mas quatro meses depois mudou sua posição).

Quem foi: Lamenha Lins - Curitiba Space

Lamenha Lins faleceu em 4 de setembro de 1881, em sua terra-natal. Há várias homenagens ao personagem em Curitiba, com destaque para a via e para o colégio que levam o seu nome. A Rua Lamenha Lins passa pelos bairros Parolin, Rebouças e Centro, contabilizando quase 4 km de percurso. Nessa via está localizado o Colégio Estadual Presidente Lamenha Lins, criado pelo Decreto Nº 19.473 de 14 de setembro de 1965 (com o nome de Ginásio Estadual Anexo ao Centro Educacional Guaíra). Somente dois anos após sua criação é que o instituto chegou até a Rua Lamenha Lins, e, nessa mudança, passou a ter o nome do ex-presidente da província.

Há também duas colônias de imigrantes que levam seu nome, Lamenha Grande e Lamenha Pequena, por ser o político o responsável pela instalação desses grupos.

Referências:
UNICAMP. Adolfo Lamenha Lins. Disponível em <http://www.histedbr.fae.unicamp.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.

Especial: Quem foi?

Outros posts