Especial: Quem foi?
Quem foi: Lala Schneider
A atriz é considerada a primeira-dama do Teatro no Paraná
Nascida em Irati, município há 156 km da capital, Lala Schneider (1926 – 2007) é até hoje um dos principais nomes do Estado no cenário cultural. Atuou na televisão e no cinema, mas foi no teatro que ficou famosa no Brasil inteiro.
Lala começou sua carreira na década de 50, com a peça “O poder do amor”, no Teatro de Adultos do Serviço Social da Indústria. A oportunidade surgiu na mesma empresa em que ela trabalhava – Lala trabalhou boa parte de sua vida no setor administrativo do Sesi. Em seus mais de 50 anos de carreira artística, ganhou 16 prêmios. Os destaques dessa lista são os dois no Troféu Gralha Azul como melhor atriz, em 84-85 por sua atuação em “Colônia Cecília” e 92-93 por “O vampiro e a polaquinha”. Por conta de seu reconhecimento nacional, e suas atuações, Lala Schneider foi “declarada” a primeira-dama do teatro no Paraná. Ao todo, ela atuou em 99 peças teatrais, nove filmes e oito telenovelas.
Ainda em vida, a atriz foi homenageada pelo ator e diretor João Luiz Fiani, que nomeou o seu recém-construído teatro como Lala Schneider, em 1994. O Teatro Lala Schneider fica na Rua Treze de Maio, 629. Lala faleceu em 2007, sendo velada no Teatro Guaíra.
Além do Teatro que leva o seu nome, a atriz recebeu outra homenagem na cidade, no ano passado. Em 31 de março de 2012, uma estátua com o desenho de seu rosto foi inaugurada na Praça Santos Andrade.
A Praça Santos Andrade fica entre as ruas João Negrão, XV de Novembro, Conselheiro Laurindo e Travessa Alfredo Bufren, no Centro de Curitiba.
Referências:GAZETA DO POVO. Morre a atriz paranaense Lala Schneider. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>.
Especial: Quem foi?
Outros posts