Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Ewaldo Schiebler

O professor guardava um acervo de 800 peças de negativos em chapas de vidro

Natural de Curitiba, Ewaldo Schiebler (1902-1949) teve seus estudos regulares realizados no antigo Ginásio Paranaense. Em âmbito superior, Schiebler formou-se em Odontologia pela Faculdade de Medicina do Paraná, em 1923, e dois anos mais tarde, se graduaria no curso de Farmácia. Ainda na Universidade, se tornou professor catedrático da instituição, exercendo a função de 1929 até 1949. Entre 1931 e 1933, Ewaldo Schiebler desempenhou o cargo de presidente da antiga Sociedade de Odontologia do Paraná, representando o Estado em diversas ocasiões de caráter oficial em âmbito nacional.

Quem foi: Ewaldo Schiebler - Curitiba Space

Um dos principais hobbies de Schiebler era a fotografia. Durante sua trajetória, o professor reuniu um acervo de 800 peças de negativos em chapas de vidro, que foram doadas em meados dos anos de 1960 a um amigo de seu sobrinho. Entre os principais registros destacam-se a história da aviação civil em Curitiba, belas imagens da Serra do Mar, Paranaguá, Ilha do Mel, e outras praias. Curitiba acabou não recebendo tanto destaque no acervo, sendo o prédio histórico da Universidade do Paraná na Santos Andrade (atual UFPR), grande alicerce durante a trajetória de Schiebler, responsável por quase a totalidade dos registros na capital paranaense. O professor também foi um dos fundadores do Aéreo Clube do Paraná e do Clube dos Marumbinistas.

Quem foi: Ewaldo Schiebler - Curitiba Space

Ewaldo Schiebler faleceu tragicamente em 04 de setembro de 1949 após uma expedição no pé do Marumbi em que tentou filmar a flor de uma orquídea e ao tentar afastar uns galhos com um facão acabou caindo sobre o mesmo e não resistindo aos ferimentos. O professor é lembrado em Curitiba através de uma rua localizada no bairro Jardim Social. A Rua Professor Ewaldo Schiebler possui cerca de 1,5 km de extensão.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
GAZETA DO POVO. Ewaldo Schiebler. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>.

Especial: Quem foi?

Outros posts