Especial: Quem foi?
Quem foi: Wenceslau Braz
Ele foi Presidente do Brasil no período da política do "Café-com-Leite"
Natural da região na qual corresponde atualmente ao município de Brazópolis, Minas Gerais, Wenceslau Braz Pereira Gomes (1868-1966) teve seu ensino superior realizado no curso de direito pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1890. Em território mineiro, o então futuro presidente do Brasil desempenhou funções de advogado, promotor público e prefeito em Monte Santo de Minas. Como prefeito, Wenceslau se destacou pelo fato de ter sido o responsável por introduzir o sistema de abastecimento de água da cidade.
As funções políticas se estenderam para presidente da Câmara Municipal de Jacuí; deputado estadual; secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública do Estado; deputado federal; e presidente de Minas Gerais até se candidatar a vice-presidente do país e ser eleito em 1910, tendo Hermes da Fonseca como mandatário principal do cenário brasileiro.
A chegada de Wenceslau Braz a presidente do Brasil (1910-1914) se deu após indicação na conhecida política do café-com-leite que tinha como objetivo o revezamento de políticos através das duas grandes potências nacionais da época: São Paulo, com forte produção de café e Minas Gerais, que se destacava pela produção de leite.
No plano interno, Wenceslau Braz conviveu com a Guerra do Contestado, sendo inclusive responsável por definir os atuais limites dos dois Estados envolvidos no conflito, Paraná e Santa Catarina. O político também é conhecido pelo fato de ter promulgado o primeiro código civil do país, que continha a primeira lei grafar o nome Brasil com a letra “S”. Já no cenário externo, o governo de Wenceslau Braz foi marcado pela entrada do país na Primeira Guerra Mundial.
Wenceslau Braz faleceu em 15 de maio de 1966, aos 98 anos. O político se tornou o presidente com a maior longevidade da história do país e o que permaneceu maior tempo vivo na condição de ex-presidente. Em Curitiba, Wenceslau Braz dá nome a uma importante rua localizada no trajeto entre os bairros Portão, Vila Guaíra e Lindóia. A Avenida Presidente Wenceslau Braz possui uma extensão de praticamente 4,0km.
A grafia correta do nome do político gera algumas dúvidas. Seu nome de nascença “Wenceslau” sofreu uma alteração com o Formulário Ortográfico de 1943, acordada pela Academia Brasileira de Letras. Na disposição, nomes próprios devem seguir as regras impostas aos substantivos comuns, que é a de “O w substitui-se, em palavras portuguesas ou aportuguesadas, por “u” ou “v”, conforme o seu valor fonético: sanduíche, talvegue, visigodo, etc.”. Porém, o mesmo documento permite a facultatividade da grafia, como afirma o 40º item do acordo “Para salvaguardar direitos individuais, quem o quiser manterá em sua assinatura a forma consuetudinária. Poderá também ser mantida a grafia original de quaisquer firmas, sociedades, títulos e marcas que se achem inscritos em registro público”. No caso da rua, a grafia utilizada é com “w”.
Referências: Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240pUOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.
Especial: Quem foi?
Outros posts