Especial: Bens Tombados

Espaços culturais de Curitiba

Todos os atrativos da cidade

Especial: Bens Tombados

Solar do Barão

A antiga casa do Barão de Serro Azul é hoje um complexo cultural com vários atrativos

Datado de 1880 e com características típicas de uma edificação de propriedade ervateira, o local foi a residência oficial, no século XIX, de Ildefonso Pereira Correia, conhecido como Barão de Serro Azul. Maior exportador de erva-mate do Paraná e maior produtor do mundo, Ildefonso foi muito importante para a economia do estado. Além disso, foi deputado provincial em 1882. Após sua morte, durante a Revolução Federalista, o local passou a abrigar a baronesa e seus filhos. Em 1975, após pertencer por mais de 50 anos ao Exército Nacional e ser adquirido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, foi revitalizado. O projeto ficou nas mãos do arquiteto Cyro Correia de Oliveira Lyra e com o fim das obras o local se tornou o complexo cultural Solar do Barão.

Solar do Barão - Curitiba Space

Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 06 de março de 1.978. Localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, bem próximo do Passeio Público, o Solar do Barão abriga uma série de serviços, entre museus, a Gibiteca, salas de exposição e mais.

Museu da Gravura Cidade de Curitiba

Inaugurado em 1989, o Museu da Gravura é um local de tradicionais exposições temporárias de grandes artistas nacionais e estrangeiros que se destacam nas mais diversas expressões da técnica de gravura. Com cinco mil obras disponíveis, o acervo apresenta ao público criações de renomados artistas como Picasso, Louise Bourgeois, Joel Shapiro, Brice Marden, Andy Warhol, Kiki Smith, Isabel Pons, Oswaldo Goeldi, Valtércio Caldas, Calasans Neto, Amilcar de Castro, Cildo Meireles, Antonio Dias, Anna Bella Geiger, Tomie Otake, Daniel Senise, Mira Schendel, Luiz Carlos de Andrade Lima, Poty Lazzarotto, Uiara Bartira, Denise Roman, entre outros.

Solar do Barão - Curitiba Space

Museu da Fotografia Cidade de Curitiba

Considerado o primeiro da categoria no Brasil, o Museu da Fotografia reúne aproximadamente três mil imagens em seu acervo. Responsável por grandes exposições, o espaço também fornece material para eventos nacionais e internacionais de fotografia. O local foi inaugurado em 16 de agosto de 1998, e já passaram por lá produções de Sebastião Salgado, Claudia Andujar, João Urban, Luiz Braga, Bóris Kossoy, Walter Firmo, German Lorca, Vilma Slomp, Marcelo Buainain e Miguel Rio Branco.

Solar do Barão - Curitiba Space

Museu do Cartaz

Foi criado em 1981 e é considerado o primeiro do gênero no país. A iniciativa foi da Fundação Cultural de Curitiba, e o acervo do Museu já contabiliza 10 mil cartazes, com temas variados, do Brasil e de países como Polônia, Japão, Itália e Argentina.

Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro

Reestruturado em 1999, o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro possui uma série de materiais relacionados as artes plásticas. O intercâmbio com instituições nacionais e internacionais possibilitou que o espaço chegasse a um acervo aproximado de 13 mil exemplares. Todos os documentos estão disponíveis para consulta e empréstimo.

Solar do Barão - Curitiba Space

Gibiteca

Desde 1988 no Solar do Barão, a Gibiteca é uma referência nacional quando o assunto são os quadrinhos. O acervo de mais de 25 mil exemplares torna o local um espaço dinâmico e responsável por promover encontros de grandes profissionais do cenário nacional como Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê, Primaggio, Malavoglia e Garfunkel com a nova geração de artistas curitibanos. A Gibiteca ainda oferece para o público diversas exposições, oficinas, palestras e lançamentos de obras

Loja da Gravura

Oriunda da antiga Casa Gilda Belczak, a Loja da Gravura oferece um espaço para comercialização e exposição de gravuras, além de promover a ampliação e o intercâmbio entre artistas paranaenses e nacionais.

Solar do Barão - Curitiba Space

Sala SCABI

A Sala SCABI (Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê) oferece para o público um espaço para realizações de debates culturais, palestras e eventos de música erudita. A sala teve como apresentação inaugural um concerto das pianistas Ingrid Müeller Seraphim e Liane Essenfelder.

Referências:
FCC. Solar do Barão. Disponível em <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br>.
PATRIMÔNIO CULTURAL. Casa do Barão do Serro Azul. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts