Especial: Bens Tombados Em Curitiba

Especial: Bens Tombados

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco, 773

A construção é de tijolo com características de arquitetura eclética e neoclássica

Inicialmente destinado para um estabelecimento industrial no contexto em que a Praça Eufrásio Correia se tornou uma das principais áreas comerciais de Curitiba em função da proximidade com a Estação Ferroviária, o sobrado situado na Rua Barão do Rio Branco, apesar do cenário de abandono, é um dos mais expressivos da região.

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco, 773 - Curitiba Space

O sobrado, colado às divisas laterais e sem recuo frontal, possui estrutura de alvenaria de tijolo com características de arquitetura eclética e vocabulário neoclássico. Datado do final do século XIX, início do século XX, no centro da fachada é possível observar uma composição avançada em relação ao restante da construção, além disso, outro destaque fica por conta dos seis vãos de portas no térreo formadas por arcos.

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco, 773 - Curitiba Space

A edificação com número 773, de propriedade particular, faz parte de uma composição maior, sendo um total de quatro prédios históricos que estão localizados um ao lado do outro na Rua Barão do Rio Branco. Confira sobre a construção de número 763; 805 e 823. Além dos quatro edifícios, a região abriga outros bens tombados pelo Estado, como a Casa Emílio Romani, o Palácio Rio Branco, a Praça Eufrásio Correia e a Estação Ferroviária.

Referências Bibliográficas:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Sobrado Sito à Rua do Rio Branco, 773. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts