Especial: Bens Tombados Em Curitiba

Especial: Bens Tombados

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco – 763

A arquitetura do prédio une elementos ecléticos e neoclássicos

O prédio foi construído na época em que a Praça Eufrásio Correia se tornou o centro político da cidade – com a inauguração da Estação Ferroviária, que dava acesso a linha férrea Curitiba-Paranaguá. O edifício, que fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 763, foi construído na virada do século XIX e XX, voltado para o comércio, no primeiro andar, e à moradia do proprietário, no segundo. Atualmente, a construção é usada como portaria e recepção de um grande edifício, que fica atrás da casa.

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco, 763 - Curitiba Space

A arquitetura eclética foi toda mantida, apresentando alguns elementos neoclássicos. Construído em alvenaria de tijolo, apresenta simetria, com eixo marcado pela porta principal. Posteriormente, foi construído um portão ao lado, coberto por terraço. O telhado de duas águas, com telhas francesas, e a platibanda foram mantidos, e as paredes foram recentemente pintadas. Sua inscrição no livro do tombo aconteceu em 12 de julho de 1.985.

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco, 763 - Curitiba Space

Além dos quatro edifícios da Rua Barão do Rio Branco (773, 805 e 823), a região abriga outros bens tombados pelo Estado, como a Casa Emílio Romani, o Palácio Rio Branco, a Praça Eufrásio Correia e a Estação Ferroviária.

Referências:
PATRIMÔNIO CULTURAL. Sobrado Sito à Rua do Rio Branco, 763. Disponível em <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/>.

Especial: Bens Tombados

Outros posts