Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: José Loureiro

O militar português recebeu várias honrarias e medalhas em seu país de origem

Nascido em Lisboa, José Jorge Loureiro (1791 – 1860) era filho de Domingos Gomes Loureiro e de Ana Isabel Joaquina de Loureiro. Durante seus estudos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, se alistou como voluntário no Batalhão Acadêmico. Nesse ano, em 1808, ocorreu a Primeira Invasão Francesa. Em cinco meses, Loureiro já foi “efetivado” como militar e logo deixou de lado os estudos.

Quem foi: José Loureiro - Curitiba Space

Nos anos seguintes, já nos posto de Alferes, participou da Batalha de Albuera e da Batalha de Pamplona. Durante a guerra civil portuguesa, defendia o liberalismo econômico. Com o fim da batalha, em 1834, foi escolhido para o cargo de Ministro dos Negócios da Guerra no ministério chefiado por João Oliveira e Daun, então marquês de Saldanha. Entre 38 e 42, deixou a política de lado, voltando apenas com a vigência da Carta Constitucional da Monarquia Portuguesa, como Ministro da Marinha e Ultramar. Em 1856, voltou a fazer parte do governo, que era presidido por Nuno José Severo de Mendonça Rolim de Moura Barreto. Em maio de 1860, foi promovido a oficial general, mas faleceu antes de assumir o posto.

O português, que em seu país de origem recebeu várias medalhas e honrarias, é homenageado em Curitiba pela via que leva seu nome. A Rua José Loureiro fica no Centro de Curitiba, entre as ruas Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p

Especial: Quem foi?

Outros posts