Especial: Quem foi?
Quem foi: Miguel Couto
A praça com o nome do médico e político fica no bairro Batel
Miguel de Oliveira Couto (1865-1934) conquistou graduação pela Academia Imperial de Medicina em 1883. O médico angariou importantes postos no gênero da saúde como membro titular, e posteriormente presidente da Academia Nacional de Medicina, além de titular de três cátedras na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Responsável por deixar um grande legado na área de pesquisa médica, Miguel Couto também se tornou membro da Academia Brasileira de Letras em 1916, e presidente-honorário da Associação Brasileira de Educação, em 1927. Durante a cerimônia proferiu uma frase marcante para a entidade na época: ‘’ No Brasil, só há um problema: a educação do povo’’.
Como político, Miguel Couto foi deputado na Assembleia Nacional Constituinte de 1934 pelo Rio de Janeiro, e participou ativamente no projeto de nacionalização de Getúlio Vargas ao prejudicar a imigração no cenário brasileiro. Uma emenda constitucional estabelecia que apenas 2% do total de imigrantes de determinada nacionalidade que chegaram ao país nos últimos 50 anos poderiam entrar no Brasil. A política adotada prejudicou principalmente os imigrantes japoneses e alemães.
Miguel Couto dá nome a tradicional pracinha do Batel em Curitiba. A Praça Miguel Couto fica entre as Ruas Bispo Dom José e Gonçalves Dias.
Referências: ABL. Biografia. Disponível em <http://www.academia.org.br>. SMS RJ. Biografia Miguel Couto. Disponível em <http://www.sms.rio.rj.gov.br>.Especial: Quem foi?
Outros posts
Especial: Quem foi?
Quem foi: Miguel Couto
h2
Texto
Especial: Quem foi?
Outros posts