Especial: Instituições Religiosas
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Uma imagem "fac simile" da Santa foi trazida do Santuário Nacional para o local
A ideia de homenagear a padroeira do país foi da Capela do Seminário Diocesano, atual Colégio Paranaense, lançada pelo Padre Vitor Coelho de Almeida. Era 1939, ano em que a imagem da Santa passou pela cidade e algumas Santas Missões Populares foram realizadas. Para erguer a homenagem, uma reunião com 250 moradores decidiu o local, em 21 de novembro de 1939, e uma imagem “fac simile” de Nossa Senhora Aparecida foi trazida do Santuário Nacional.
A primeira missa, ainda a céu aberto, foi realizada pelo Pe. Jerônimo Mazzarotto, no local que receberia a Igreja. A planta da Igreja foi feita pelo Sr. João de Mio, com o engenheiro Dr. Eduardo Fernandes Chaves como responsável pela obra. A pedra fundamental foi lançada no dia 08 de junho de 1941 e em março de 1942 a Igreja celebrava sua primeira missa.
Em outubro de 1952, Manoel da Silveira D’Elboux, o Arcebispo Metropolitano, reuniu Padres Missionários da Consolata para a criação da Paróquia, cujo Decreto oficial foi lançado em 8 de janeiro de 1953. Três dias depois já foi escolhido o primeiro pároco, Pe. Afonso Durigon.
Dia 5 de abril de 1964 era inaugurada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Atualmente, o local é parte da Igreja Particular da Arquidiocese de Curitiba.
A paróquia fica na Av. Nossa Senhora Aparecida, 1637, no bairro Seminário.
Referências: PNSA. Nossa Igreja. Disponível em <http://www.pnsra.org.br/>.Especial: Instituições Religiosas
Outros posts