Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena

O aeroporto de Curitiba é considerado um dos melhores do Brasil

O Aeroporto Internacional Afonso Pena foi inaugurado em 26 de junho de 1996. Nesse dia, o aeroporto “passou” a ser Internacional, com construção do novo terminal e o aumento da demanda de passageiros. A cerimônia contou com a presença do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; do Ministro da Aeronáutica;  e do Presidente da Infraero.

O Aeroporto conta com uma estrutura que contempla uma área de 5.236.043 m². No sítio aeroportuário há: estacionamento com capacidade para 2202 veículos; pista principal com 2.215 m de comprimento e 45 m de largura (opera por instrumentos de precisão diurno e noturno, utilizando-se de avançados sistemas de apoio à navegação aérea, o ALS (Aproach Lights System) e o ILS (Instruments Loading System); pista secundária com 1 800 m de comprimento por 45 m de largura; 16 estacionamentos de aeronaves; terminal de passageiro que atende 7,8 milhões/anos.

O local ainda oferece aos passageiros 16 estabelecimentos comerciais, entre eles a Leve Curitiba, loja especializada em souvenir de sobre a cidade; oito locais para alimentação; oito agências de turismo; oito serviços bancários; seis locadoras de veículos; serviço de táxi exclusivo do aeroporto e ônibus.

História

O aeroporto fica em São José dos Pinhais, município pertencente à Região Metropolitana de Curitiba. Sua construção é datada do período da Segunda Guerra Mundial. Na época, conhecido como Base Aérea Afonso Pena, a estrutura foi utilizada como aeródromo militar na então Colônia Afonso Pena através de iniciativa entre o Exército dos Estados Unidos e o Ministério da Guerra do Brasil. Além da localização estratégica, o terreno também se tornou propício em função da névoa que poderia servir como camuflagem dos militares em um eventual ataque. O traçado da pista é o mesmo da época do conflito.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o então aeródromo militar passou a exercer função comercial. Um dos fatores para o uso comercial foi o fato de Curitiba ter se tornado sede da Copa do Mundo de 1950. Com a utilização da aviação civil, o aeroporto ganhou um terminal de passageiros que foi utilizado até 1959. No mesmo ano, após a necessidade de atender a demanda de ser o quarto maior aeroporto do país em movimento de aeronaves, o então governador do Estado, Moysés Lupion, inaugurou um novo terminal que ficou sem alterações até a década de 70.

Em 1974, o Aeroporto Afonso Pena passou a ser administrado pela Infraero, que em três anos de gestão, ampliou o terminal de passageiros, quadruplicando sua capacidade de atendimento. Na década de 90, tiveram início às obras para um novo terminal, fazendo com que o antigo passasse a atender, com uma área de 12 mil², o setor de carga aérea. O novo terminal, aliado a crescente de passageiros que o local recebia, fez com que em 26 de junho de 1996 o local passasse a se chamar oficialmente Aeroporto Internacional Afonso Pena.

O Aeroporto apresenta dois painéis do artista curitibano Poty Lazzarotto. “A Viagem“, que fica na fachada, e “O Eterno Sonho” apresentam imagens relacionadas a viagens, com o traço característico de Poty.

Afonso Pena

Nascido na cidade mineira de Santa Bárbara, Afonso Augusto Moreira Pena (1847 – 1909), foi o sexto presidente do Brasil. Como presidente, incentivou a construção de ferrovias, ligou a Amazônia a capital federal através do fio telegráfico e fez a primeira compra de estatal de café para estoque, deixando assim os encargos para o Governo Federal. Afonso Pena acabou falecendo ainda em mandato, no dia 14 de julho de 1909.

Saiba mais sofre Afonso Pena.

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