Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Simão Bolívar

Participou de revoluções que promoveram a independência de países da América do Sul

Nascido em Caracas, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios (1783 – 1830) foi militar e estadista venezuelano, considerado um dos maiores nomes da política latino-americana. Por conta da ortografia brasileira, é conhecido também como Simão Bolívar.

Quem foi: Simão Bolívar - Curitiba Space

Bolívar foi peça importante nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol, lutando ao lado do peruano José de San Martín. O venezuelano participou das revoluções que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador, Peru e Bolívia. Por conta disso, recebeu as alcunhas de “O Libertador” e “George Washington da América do Sul”. A Bolívia tem esse nome em homenagem a seu libertador, que fundou inicialmente a República Bolívar.

As ideologias revolucionárias de Simão Bolívar nasceram logo na infância, quando ao fugir da casa de seus tios para morar com sua irmã, foi obrigado a passar alguns meses na casa do pedagogo Simón Rodríguez. Como tutor, Rodríguez deu início a uma longa amizade com Bolívar. Em 1797, ingressou como cadete no Batalhão de Milícias de Blancos de los Valles de Aragua e dois anos depois viajou para estudar na Espanha. Na Europa, estudou História, Literatura, Matemática e Francês, casou-se com María Teresa Rodríguez del Toro y Alaysa e morou na França por alguns anos. Após idas e vindas para a Venezuela, e a morte de sua esposa em 1803, ingressou na luta pela libertação de toda a América do domínio espanhol. Em 1810, a Junta de Caracas declarou sua independência, e Bolívar ficou responsável por ir a Inglaterra em uma missão diplomática. Em 1813, após forças espanholas reconquistarem o território, liderou uma nova invasão da Venezuela e quatro meses depois ajudou a proclamar a Segunda República Venezuelana.

Quem foi: Simão Bolívar - Curitiba Space

Em 1826, começou uma política de integração da América, ao convocar o Congresso do Panamá. Porém, poucos países mandaram representantes ao local. Ao longo de seus 47 anos, Simão Bolívar ocupou os cargos de presidente da Venezuela; da Grã-Colômbia, formada por Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá, da Bolívia e do Peru.

O Libertador faleceu no dia 17 de dezembro de 1830, vítima de tuberculose. Em Curitiba, o venezuelano dá nome a uma movimentada via que passa pelos bairros Juvevê e Alto da Glória. A Rua Simão Bolívar tem aproximadamente 2 km de extensão.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts