Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Roberto Barrozo

Em Curitiba, Barrozo foi Chefe da Polícia do Estado

Nascido no Rio de Janeiro, Roberto Plens Ferreira Barrozo (1895 – 1965) ganhou destaque no sudeste por sua carreira à frente de jornais ou de cargos públicos. Sendo um interlocutor de opiniões, Barrozo era marcado por seu dinamismo e seu inconformismo com equívocos políticos.

Quem foi: Roberto Barrozo - Curitiba Space

Filho de Ayres Ferreira Barroso e D. Catharina Plen Barroso, o carioca estudou o primário em Portugal, na época em que a família se mudou para a Europa; e o secundário em Vitória, Espírito Santo, onde também se formou em Direito. Quando se mudou para Paranaguá, entrou para a esfera política, com o cargo de vereador da cidade. Em seguida, foi suplente de deputado estadual e federal, trabalhou na secretaria do interior e justiça e foi novamente eleito vereador, dessa vez como o mais votado da cidade. Quando se mudou para Curitiba, Barrozo foi Chefe da Polícia do Estado e posteriormente atuou no 2º Tabelião de Protestos de Curitiba, até falecer, em 1965. No Paraná, deu continuidade as carreiras de advogado, abrindo escritórios e trabalhando em alguns processos; e de jornalista, dirigindo revista mensal Cruzada, o Diário do Comércio, o Éco, o Jornal e o Diário da Tarde.

Quem foi: Roberto Barrozo - Curitiba Space

Em Curitiba, um Farol do Saber leva o nome do carioca, homenagem concedida em 1996. O Farol do Saber Roberto Barrozo fica na Rua João Ribeiro Lemos 361, no bairro Novo Mundo. O prédio fica junto à Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli. Em uma de suas paredes, é apresentado um pequeno texto de autoria do carioca:

Curitiba foi a minha última opção,
o planalto com seus pinheiros,
o ar frio com as geadas da madrugada;
o traçado das ruas e das calçadas;
concebidas pelo francês engenheiro Agache;
o seu povo limpo, altivo, trabalhador e honesto,
formavam para mim o Shangri-la dos meus sonhos.

(BARROZO, Roberto)

Há também uma rua com o nome do político, mas com uma grafia diferente. Os quase 2 km da Rua Dr. Roberto Barroso passam pelos bairros São Francisco, Centro Cívico, Vista Alegre e Mercês.

Referências:
IPPUC. Nome de Rua. Disponível em <http://ippucweb.ippuc.org.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.

Especial: Quem foi?

Outros posts