Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Allan Kardec

O autor francês ganhou notoriedade mundial por propagar o Espiritismo

Nascido em Lyon, Hippolyte Léon Denizard Rivail (seu nome oficial) foi escritor, educador e tradutor. É conhecido mundialmente por seu pseudônimo Allan Kardec (1804-1869) e por propagar a Doutrina Espírita.

Quem foi: Allan Kardec - Curitiba Space

A escolha do “novo” nome foi para diferenciar suas produções pedagógicas anteriores, fazendo com que o Allan Kardec fosse o responsável apenas pela Codificação Espírita. Sua família tinha orientação católica e ainda criança, Rivail mostrou seu interesse em ciências e filosofia. Na juventude, estudou na Escola de Pestalozzi, na Suíça, e com 18 anos bacharelou-se em Ciências e Letras. Na época, começou a praticar uma metodologia característica e diferente de ensino.

Em 1823, redigiu seu primeiro livro, o “Curso Prático e Teórico de Aritmética” e iniciou os estudos magnetismo animal. Na metade do século XIX, começou a analisar as mesas girantes, fenômeno que acreditava ser ligado ao magnetismo. Porém, ao perceber que a prática apresentava uma “nova lei”, decidiu estudar o fenômeno. Em seguida, Rivail começou um método experimental, o de codificar mensagens de espíritos, era o começo de sua prática mais conhecida.

Em 1857, lançou “O Livro dos Espíritos” e no ano seguinte a “Revista Espírita” – mesmo ano da fundação da Sociedade Espírita de Paris. Ao longo dos anos, Kardec teve alguns confrontos com a Igreja Católica, como a queima de 300 livros seus em Barcelona, em 1861.

Allan Kardec - Curitiba Space - Bom Retiro

Nos últimos anos de vida, dedicou-se a divulgar o Espiritismo pela França e ao redor do mundo, conquistando vários simpatizantes. Kardec faleceu em Paris, no dia 31 de março de 1869.

Em Curitiba, uma rua no bairro Bom Retiro leva o seu nome. A Rua Allan Kardec fica entre ruas Nilo Peçanha e Carlos Baroni.

Referências:
IPPUC. Nome de Rua. Disponível em <http://ippucweb.ippuc.org.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p.

Especial: Quem foi?

Outros posts