Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: João Gualberto

O recifense fez carreira militar no Brasil e viveu por muitos anos em Curitiba

Nascido em Recife, João Gualberto Gomes de Sá Filho (1874 – 1912) fez parte do Exército Nacional e passou a morar no Paraná logo após se graduar Alferes, em 1894. Gualberto ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro aos 16 anos de idade.

As primeiras ruas de Curitiba - Avenida João Gualberto - Curitiba Space

A chegada em Curitiba aconteceu de uma forma curiosa. Em 1895, recebeu uma punição disciplinar após gritar um “viva” a Marechal Floriano Peixoto durante um ato público ocorrido na Escola Militar da Praia Vermelha. Apesar de anistiado pelo ato que pareceu impróprio, João Gualberto jamais largaria Curitiba.

Nos primeiros anos no Paraná, casou-se com Leonor de Moura Brito – com quem teve sete filhos – e estabeleceu residência em Curitiba. Formou-se engenheiro militar e passou a trabalhar na linha telegráfica Curitiba-Foz do Iguaçu. Posteriormente, João Gualberto comandou o Tiro de Guerra Barão do Rio Branco.

As primeiras ruas de Curitiba - Avenida João Gualberto - Curitiba Space

Em 1912, época em que se tornou Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas, assumiu o comando do Regimento de Segurança (PMPR). Na época, Gualberto chegou a ser cotado para se tornar Prefeito de Curitiba. Poucos meses depois, o militar se tornou Coronel e em 22 de outubro morreu em combate, durante a Batalha do Irani.

Colégio Estadual do Paraná - Curitiba Space

Em Curitiba, o recifense dá nome a uma das mais antigas vias da cidade, que surgiu com o nome de Boulevard Dois de Julho. e, que também se chamou Estrada da Marinha, por ser um dos principais meios para se chegar a Serra do Mar.

BRDE Palacete dos Leões - Curitiba Space

A Avenida João Gualberto se destaca por sua extensão e por fazer parte do eixo de ligação norte-sul de Curitiba, que liga o Pinheirinho ao Santa Cândida. Na via, destaque para o Passeio Público, o Memorial Árabe, o Colégio Estadual do Paraná, o Palacete dos Leões e a Capela da Glória. Próxima ao terminal do Cabral, a via muda seu nome para Avenida Paraná.

Referências:
GAZETA DO POVO. O centenário da morte do coronel João Gualberto. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p

Especial: Quem foi?

Outros posts