Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Fernando Pessoa

O português é um dos principais escritores de Língua Portuguesa da História

Nascido em Lisboa, Fernando António Nogueira Pessoa (1888 – 1935) foi poeta, tradutor, escritor e filósofo, considerado um dos principais nomes da literatura mundial do século XX. Alguns críticos o comparam a Luís de Camões, outro importante escritor lusitano.

Quem foi: Fernando Pessoa - Bosque de Portugal - Curitiba Space

Logo na infância, Fernando Pessoa se mudou para Durban, na África do Sul, onde seu pai assumiu o posto de cônsul. No país, o jovem teve seu primeiro contato com o inglês, fato que posteriormente o ajudaria na profissão de tradutor do idioma. Com 17 anos, retornou para Portugal e no ano seguinte matriculou-se no Curso Superior de Letras. Pouco antes de completar um ano de estudo, abandona o curso.

Quem foi: Fernando Pessoa - Bosque de Portugal - Curitiba Space

Um dos grandes responsáveis por sua imersão na língua portuguesa foi o Padre Antônio Vieira e Cesário Verde. Outras referências em sua adolescência foram Nietzsche, Schopenhauer e o simbolismo francês. Em 1912, começou a trabalhar na revista Águia, como ensaísta e crítico literário. Ao longo de sua produção poética, usou alguns “nomes” para assinar a autoria. Além do próprio, Fernando Pessoa apresentou ao longo de sua vida alguns pseudônimos, como Álvaro de Campos, um engenheiro português de educação inglesa com influencias do futurismo e do simbolismo; Ricardo Reis, um médico com referências bucólicas e defensor da monarquia; e Alberto Caeiro, um poeta com educação básica que produzia obras simples e diretas.

Em 1921, Pessoa funda a editora Olisipo; em 1924 dirige a revista “Atena”; em 1926 a “Revista de Comércio e Contabilidade”; e no ano seguinte passa a colaborar com a revista Presença. No dia 29 de novembro de 1935, é internado com diagnóstico de cólica hepática. O poeta faleceu no dia seguinte, em sua terra-natal.

Quem foi: Fernando Pessoa - Bosque de Portugal - Curitiba Space

Em Curitiba, uma das obras do artista fica exposta no Bosque de Portugal. Criado para homenagear a cultura lusitana, o bosque abriga vários totens que apresentam obras de grandes artistas da Língua Portuguesa, do qual Fernando Pessoa faz parte. Outras lembranças são: uma praça com o nome do escritor localizada na esquina das Ruas Des. Hugo Simas e Guilherme Segger, no Bom Retiro, além de um Farol do Saber, na Rua Prof. José Nogueira dos Santos, 1272, Boqueirão.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts