Especial: Quem foi?
Quem foi: Bento Munhoz da Rocha Neto
Foi Governador do Paraná e inaugurou obras importantes em Curitiba durante sua gestão
Bento Munhoz da Rocha Neto (1905 – 1973) foi um grande personagem da política paranaense, e nasceu no dia 17 de dezembro. Filho de Caetano Munhoz da Rocha, que foi duas vezes Presidente da Província do Paraná da década de 20, Bento foi governador do estado do dia 31 de janeiro de 1951 a 3 de abril de 1955.
Nascido em Paranaguá, e formado pela Escola de Engenharia da UFPR, Bento fez várias atividades durante sua vida. Além de político, foi professor, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná, ensaísta e era considerado um grande intelectual na época. Antes de ser governador, foi deputado federal constituinte de 1946 a 1950 e, após passar o comando do Estado a Antônio Anibelli, assumiu o Ministério da Agricultura. Bento renunciou ao cargo de Governador para ser candidato à vice-presidência da República, fato que não se concretizou. Após o Ministério, foi eleito deputado federal, ficando no cargo até 1962.
Durante seus pouco mais de quatro anos no Governo, suas principais atribuições foram a criação do Teatro Guaíra, em sua forma atual, da Fundação de Assistência ao Trabalhador e do primeiro Plano Estadual Rodoviário do Paraná Rural; a construção da Biblioteca Pública do Paraná e do Centro Cívico; fundação da Copel, de parte da Estrada do Café e de Casas Rurais; e a edificação do Palácio Iguaçu. Além disso, iniciou a construção da Usina Termelétrica de Figueira e de algumas vias importante, como a que liga Londrina e Apucarana. Durante seu mandato, foi o Governador nas comemorações do Centenário da Emancipação do Estado, em 1953.
Na sua carreira literária, escreveu 14 obras, com destaque para “Uma Interpretação das Américas”, “Radiografia de Novembro” e “Mensagem da América”. Bento faleceu em 12 de novembro de 1973, aos 67 anos de vida. Segundo um jornal do estado, é a personalidade mais importante do Paraná.
Em Curitiba, várias homenagens a Bento Munhoz podem ser vistas. Um dos auditórios do Teatro Guaíra, uma praça na Av. Presidente Kennedy e um colégio estadual levam o seu nome. Além disso, um Memorial em frente ao Palácio Iguaçu (foto) e um busto na Praça Nossa Senhora da Salete (foto) completam as homenagens de Curitiba a esse grande personagem da nossa história.
Referências:Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p GAZETA DO POVO. Bento Munhoz da Rocha, o unificador do Estado. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>.
PARANÁ ONLINE. Memorial no Palácio Iguaçu homenageia Bento Munhoz da Rocha. Disponível em <http://www.parana-online.com.br/>
Especial: Quem foi?
Outros posts