Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

A biografia de Paulo Leminski

"O Bandido Que Sabia Latim" é uma das principais biografias sobre Paulo Leminski

Um dos documentos mais importantes para a construção desse especial é a biografia de Paulo Leminski, o livro “O Bandido Que Sabia Latim”, de Toninho Vaz. Além de conviver com Leminski por vários anos, Vaz tinha uma grande amizade com Alice Ruiz, o que lhe deu o pontapé inicial para a construção do livro. De forma linear, o autor conta várias passagens da vida de Leminski, que vão das já conhecidas parcerias com Caetano Veloso e Gilberto Gil, por exemplo, a casos menos famosos, como os locais onde deu aula.

Paulo Leminski - A Biografia de Paulo Leminski - Curitiba Space

Na apresentação da obra, Toninho Vaz é bem direto “este livro vai contar a história de Paulo Leminski, o mais iluminado e reverenciado poeta curitibano. […] Aqui se pretende fornecer elementos que possam explicar a existência e a personalidade de um intelectual tão singular e criativo como Paulo Leminski, poeta responsável pela insurreição da fantasia, o autodenominado ‘cachorrolouco’, ‘a besta dos pinheirais’, o ‘ex-estranho’, ‘o que chegou sem ser notado’”.

A biografia de Paulo Leminski pode ser encontrada nas principais livrarias do país. Há exemplares também em várias bibliotecas, como a BPP e o Portão Cultural. Lançada em 2001, a obra já teve três edições.

Paulo Leminski - A Biografia de Paulo Leminski - Curitiba Space

Agradecemos ao autor da obra, Toninho Vaz, e aos seus colaboradores na execução desse livro, por nos oferecer tanta informação sobre Paulo Leminski. Não tivemos contato com o artista, porém, admiramos sua personalidade e somos fãs de suas obras. Nosso intuito é valorizar essa produção e mostrar para nosso público uma ótima fonte de conhecimento sobre o “cachorrolouco”.

Referências:
VAZ, Toninho. Paulo Leminski – O Bandido Que Sabia Latim. Record, 2009. 378p.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts