Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

Todos os atrativos da cidade

Pedreira Paulo Leminski

A pedreira que leva o nome do poeta curitibano é um espaço cultural de Curitiba

Transformada em espaço cultural no dia 24 de agosto de 1989 – cerca de dois meses após a morte de Paulo Leminski e exatamente no dia de aniversário de nascimento do poeta curitibano – a Pedreira Paulo Leminski recebeu ao longo de sua história uma série de importantes espetáculos artísticos. A inauguração aconteceu com a apresentação de “Parceiros de Paulo Leminski”, referente à programação do evento “Perhappiness”, criado pela Fundação Cultural de Curitiba para homenagear o múltiplo artista. A entrega oficial é datada de 30 de setembro de 1990, com a entrega da primeira etapa das obras de adaptação do espaço.

Paulo Leminski - Pedreira Paulo Leminski - Curitiba Space

Com capacidade para cerca de 30 mil pessoas, com 103,5 mil m² e um palco de 480 m². O espaço está localizado na antiga Pedreira Municipal, que antes se extraia pedra e pó de brita com o intuito de pavimentar as ruas de Curitiba. Desde então, o barulho da obra se transformou em melodia e o local já abrigou shows históricos como AC/DC; Paul McCartney; Bon Jovi, David Bowie; The Killers; Pearl Jam; Ramones; Iron Maiden; Roberto Carlos; entre outros. A Pedreira Paulo Leminski também foi palco do concerto do tenor espanhol José Carreras, um dos principais espetáculos das comemorações em referência aos 300 anos de Curitiba.

Paulo Leminski - Pedreira Paulo Leminski - Curitiba Space

Em julho de 2008, a Pedreira Paulo Leminski foi fechada ao público por conta de uma em Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público do Paraná. Segundo o documento, os vizinhos alegaram desrespeito com o horário dos shows e o barulho que era produzido. Em 2011, a Justiça permitiu que o local voltasse a receber shows, mas uma nova ação já cassou esse direito.

Paulo Leminski - Pedreira Paulo Leminski - Curitiba Space

Em setembro de 2013, após 5 anos fechada e com disputas judiciais, a Pedreira Paulo Leminski poderia ser novamente aberta, com um acordo que previa adaptações na estrutura e limitação de público e horário. E reabertura foi no aniversário de 321 anos de Curitiba, celebrado em março de 2014. Poucos meses depois, a Pedreira Paulo Leminski foi palco da da FIFA Fan Fest, durante a Copa do Mundo de 2014 – realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

Paulo Leminski - Pedreira Paulo Leminski - Curitiba Space

A Pedreira Paulo Leminski fica Rua João Gava, 970, Pilarzinho. Junto com a Ópera de Arame, o espaço forma o Complexo do Parque das Pedreiras.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts