Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Carlos Gomes

Foi o mais importante compositor de ópera do país, fazendo longa carreira na Europa

Nascido em Campinas, Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896) se destacou no gênero musical romântico, fazendo longa carreira na Europa. Sua principal obra foi “O Guarani”.

Os primeiros trabalhos do artista vieram em 1861 e 1863, com as apresentações de “A Noite do Castelo” e “Joana de Flandres”. O sucesso das apresentações conquistou a Corte Imperial. A popularidade permitiu que Carlos Gomes, com o apoio de D. Pedro II, viajasse para a Europa. Na Itália, através das aulas com o maestro Lauro Rossi, o jovem talento brasileiro recebeu, em 1866, o título de Maestro no Conservatório de Milão.

Em 1870, Carlos Gomes conquistou a definitiva consagração no continente europeu. O compositor se tornou o primeiro brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala, em Milão, um dos mais tradicionais centros de ópera do mundo. A apresentação de “O Guarani”, com libreto de Antonio Scalvini e baseada no romance homônimo de José de Alencar, fez com que Carlos Gomes se tornasse um dos maiores compositores líricos da época.

Após desembarcar no Brasil para apresentar “O Guarani” em razões das festividades de aniversário de D. Pedro II, Carlos Gomes retornou à Itália para dar início à composição de “Fosca”, considerada por ele a sua melhor obra. Neste meio tempo, ainda compôs importantes trabalhos como “Salvador Rosa” e “Maria Tudor”. Mesmo com sua saúde abalada e convivendo com problemas financeiros, Carlos Gomes ainda compôs seu último trabalho, conhecido como “Colombo”. Em 1896, já muito doente, veio a falecer em Belém, no Pará.

Em Curitiba, o artista dá nome a uma das praças mais conhecidas da cidade. Localizada entre as Ruas Marechal Floriano Peixoto, Monsenhor Celso, José Loureiro e Pedro Ivo, a Praça Carlos Gomes é conhecida pelos vários pontos de ônibus que recebe. O destaque é o tubo da Linha Boqueirão, um dos biarticulados mais usados pela população. Além do nome, um busto homenageia o artista.

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts