Especial: As Primeiras Ruas De Curitiba

Ruas de Curitiba

Rua 7 de abril: abdicação de Dom Pedro I

A via, localizada no Alto da XV em Curitiba, faz referência a esse evento da história do país

7 de abril de 1831 é a data em que Dom Pedro I abdicou do trono em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara. Na época, o futuro D. Pedro II possuía apenas cinco anos de idade. O fato também marca o fim do Primeiro Reinado e o início do conturbado Período Regencial.

Rua 7 de abril: abdicação de Dom Pedro I - Curitiba Space

O contexto da saída de D. Pedro I nos remete aos conflitos entre as esferas legislativa e executiva. Dois dias antes da abdicação, o Imperador demitiu o ministério, que era composto só por brasileiros. A substituição, que ficou conhecida como ‘’Ministério dos Marqueses’’, incluiu auxiliares próximos e com títulos nobiliárquicos. Logo que a notícia se espalhou, inclusive com boatos da prisão de chefes liberais, milhares de pessoas se reuniram exigindo o retorno do ministério anterior.

Apesar de se mostrar irredutível, D. Pedro I passou a ter uma situação incontornável em mãos, principalmente por questões como a crise econômica; conflitos; e o envolvimento do governante na questão sucessória de Portugal. No dia 7 de abril, o Imperador acaba por entregar sua carta de abdicação e parte rumo a Portugal. O cargo de tutor de D. Pedro II ficou sob responsabilidade de José Bonifácio.

A Rua Sete de Abril, localizada no bairro Alto da XV, é uma lembrança ao fato histórico no contexto imperial brasileiro. A via possui cerca de 1,3 km de extensão.

Referências:
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p

Outros posts