Especial: Palácios de Curitiba
Palácio Iguaçu
O prédio foi construído no Centenário da Emancipação Política do Paraná
Idealizado para homenagear o Centenário da Emancipação Política do Paraná, em 1953, o Palácio Iguaçu contou com um projeto inovador e contestado na época, que teve início três anos antes. O cenário político durante o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto foi marcado por uma série de transformações urbanas em Curitiba. Logo ao assumir o cargo, o governador deu início a concepção do Centro Cívico – projeto idealizado pelo Plano Agache na década de 40 -, com o intuito de sediar edifícios públicos. Um dos pilares da região seria a construção do Palácio Iguaçu. Destaque também para outras edificações como o Palácio 29 de Março, Assembleia Legislativa e o Palácio da Justiça.
Curitiba, no contexto da década de 1950 não ultrapassava 300 mil habitantes e convivia com diversas necessidades públicas. A ousadia do projeto, que incluiu rupturas em relação a arquitetura antiga, ocasionou diversas contestações por parte da crítica na época. Bento Munhoz da Rocha Neto, observando o Estado do Paraná no auge da produção de café, e com a sede no Palácio São Francisco, atual Museu Paranaense, bastante acanhada, observou em uma nova edificação a possibilidade de superar o complexo de inferioridade paranaense e ao mesmo tempo colocar o Estado em um nível de desenvolvimento projetado por ele. O Palácio Iguaçu, inaugurado no dia 19 de dezembro de 1954 e projetado pelo arquiteto paranaense David Azambuja, também marcou a comemoração do centenário da emancipação política do Paraná, ocorrida um ano antes.
Diversas curiosidades fizeram parte da história Palácio Iguaçu ao longo de sua história. Confira:
– O local inicial escolhido para a construção foi o terreno do Teatro Guaíra.
– O nome escolhido era Palácio dos Pinheirais, até o nome Iguaçu se tornar consenso entre os responsáveis da época.
– Uma das críticas à obra moderna fez com que a população sugerisse que o espaço fosse utilizado como hospital ao invés de sede do governo.
– A inauguração contou com a presença do Presidente da República João Café Filho, o 18º presidente do Brasil da história.
– A importância e a dimensão da construção na época influenciou a construção de Brasília anos mais tarde.
O Palácio Iguaçu fica no final da Av. Cândido de Abreu, ao lado da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em Curitiba.
Referências: GAZETA DO POVO. Reformado, Palácio Iguaçu voltará a ser sede do governo do Paraná. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>.GAZETA DO POVO. O Palácio que inspirou Brasília. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/>. Inauguração do Palácio Iguaçu. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=9-bUazmqPA0/>.
Especial: Palácios de Curitiba
Outros posts