Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Nicolau Copérnico

O polonês tem uma estátua em sua homenagem em Curitiba, no Bosque do Papa

Natural de Thorn, na Prússia Real, e oriundo de uma família de ricos comerciantes, Nicolau Copérnico teve o seu crescimento acompanhado por seu tio, futuro bispo de Ermlend, após se tornar órfão aos onze anos de idade. A educação superior se iniciou em 1491 ao estudar astronomia e matemática na Universidade de Cracóvia, para seis anos mais tarde viajar para a Itália em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos. Na Universidade de Bolonha, durante três anos, Copérnico estudou Direito Canônico. No decorrer de seus estudos, o astrônomo retornou para a Polônia com o objetivo de exercer o cargo de cônego da catedral de Frauenburg após indicação de seu tio, e posteriormente, uma nova viagem para a Itália, desta vez para frequentar as universidades de Roma, Pádua e Ferrara.

Quem foi: Nicolau Copérnico - Curitiba Space

Após a morte de seu tio, em 1512, Copérnico, já instalado definitivamente na Polônia, dá início as suas primeiras observações e estudos científicos com seus instrumentos próprios. A sua grande teoria, conhecida como o Heliocentrismo, teve seus primeiros passos datados no final dos anos de 1520. Poucos anos depois, Copérnico recebeu pedidos para expor a teoria e posteriormente realizar sua publicação.

Quem foi: Nicolau Copérnico - Curitiba Space

Um dos nomes importantes no trabalho de Nicolau Copérnico é o do jovem astrônomo Rheticus. O então professor de matemática na Universidade de Wittenberg trabalhou por dois anos com a teoria, relação que se consolidaria em 1543 com a publicação, contendo a participação de Rheticus, da obra ‘’Das revoluções das esferas celestes’’. O livro, que culminou com o estudo da teoria que havia começado há algumas décadas, foi publicado no ano da morte de Nicolau Copérnico.

Bosque do Papa - Bosque Estadual João Paulo II - Curitiba Space

O estudo heliocêntrico desenvolvido pelo astrônomo polonês e demonstrado na obra marca uma mudança do pensamento que incluía um universo geocêntrico em que a Terra estaria localizada no centro. Copérnico colocava a Terra apenas como mais um planeta localizado em uma órbita com o sol fixo no centro. Apesar de não ser inteiramente aceita na época, o alcance da publicação fez com que importantes cientistas, como Galileu Galilei e Johannes Kepler, assimilassem e aperfeiçoassem futuramente a teoria em questão. Entre os destaques do estudo de Copérnico estão: movimentos dos astros uniformes, eternos e circulares; distância pequena da Terra para o Sol se comparada à distância para as estrelas; perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas; entre outros.

Bosque do Papa - Bosque Estadual João Paulo II - Curitiba Space

Copérnico é lembrado em Curitiba através de uma estátua localizada no Bosque João Paulo II. A homenagem veio com a visita do então presidente da Polônia Lech Walesa a capital paranaense em 1995. O local fica ao lado do Museu Oscar Niemeyer, e possui entrada pela Rua Euclides Bandeira, s/ nº, e pela Rua Vieira dos Santos (fundos do MON).

Referências:
UOL. Educação. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias>.

Especial: Quem foi?

Outros posts