Especial Quem Foi – Curitiba Space

Especial: Quem foi?

Quem foi: Robert Baden-Powell

O "pai do Escotismo" tem um Largo em sua homenagem em Curitiba

Nascido em Londres, no dia 22 de fevereiro, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857 – 1941) fazia parte de uma família composta por sete irmãos. Seu pai, professor catedrático em Oxford, faleceu quando ele tinha 4 anos de idade.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell - Largo Baden-Powell - Curitiba Space

Com 13 anos, ganhou uma bolsa de estudos na Escola Chaterhouse, ainda na sua cidade natal. Seus estudos duraram até 1876 e, após a conclusão, seu destino foi a Índia, para ser subtenente na famosa “Carga da Cavalaria Ligeira”, que foi formada no país durante a Guerra da Crimeia. Com 26 anos se tornou capitão, em 1889 Major e em 1896 comandou a expedição contra os matabele em Rodésia. Foi dessas “missões” na África que provavelmente surgiu o primeiro embrião para que Baden-Powell pensasse na criação de uma nova forma de integração, o Escotismo. Nos anos seguintes, continuou seu forte papel militar, culminando na sua promoção como tenente-general.

Sua carreira ficou bastante famosa na Inglaterra, tanto que em 1901 um livro foi escrito com base em sua história, com o nome Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar). Suas ações inspiravam os ingleses, de adultos a crianças.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell - Largo Baden-Powell - Curitiba Space

No começo do século XX é que começaram as primeiras ações para a efetiva criação do Escotismo. O evento considerado como o primeiro do movimento aconteceu em 1907, quando Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, que não passavam dos 17 anos de idade, e os ensinou várias técnicas que aprendeu ao longo de sua carreira, como primeiro socorros, observação, segurança, orientação e outras. O local escolhido foi a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, e o primeiro símbolo do grupo era uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro. Empolgado com a missão bem sucedida, B-P começou a escrever o livro “Escotismo para Rapazes”, e suas primeiras edições foram vendidas em 1908. A seguir, a ideia do escotismo começou a correr o mundo, chegando a América do Sul, no Chile, no mesmo ano.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell - Largo Baden-Powell - Curitiba Space

No final da primeira década do século XX, o movimento já estava bastante estruturado, o que fez surgir a necessidade de que Baden-Powell deixasse de lado as obrigações militares e se dedicasse ainda mais ao Escotismo. Em 1910 o movimento chegou “ao mar”, dois anos depois às garotas, “Girls Guides“, e em 1916 às crianças, com o Ramo Lobinho. No ano seguinte, o Conselho Internacional da Associação de Guias da Inglaterra foi informalmente constituído.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell - Largo Baden-Powell - Curitiba Space

Atualmente, a principal entidade do movimento é a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), e mais de 300 milhões de jovens já passaram pelo grupo.

Em seus últimos anos de vida, Baden-Powell se mudou para o Quênia, no continente que tanto o ensinou. Com quase 84 anos, faleceu no país africano, no dia 8 de Janeiro de 1941. Encontra-se sepultado no Saint Peter’s Churchyard, em Nyeri, no Quênia.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell - Largo Baden-Powell - Curitiba Space

Em Curitiba, uma praça na região central da cidade homenageia o criador do Escotismo. O Largo Baden-Powell fica entre a Rua Mariano Torres e as avenidas Pres. Affonso Camargo e Sete de Setembro, no bairro Rebouças. O endereço fica bem próximo da Rodoviária de Curitiba, abrigando até uma estação tubo com esse nome.

Referências:
ESCOTEIROS DO BRASIL. Baden-Powell Disponível em <http://www.escoteiros.org.br>.
Muzzillo, Camila. 1001 ruas de Curitiba. Organizado por Camila Muzzillo. Curitiba. Artes & Textos. 2011. 240p

Especial: Quem foi?

Outros posts