Praças de Curitiba
Todos os atrativos da cidade
Praça 19 de Dezembro
A praça é uma referência ao dia da emancipação política do Paraná, em 1853
A história da Praça 19 de Dezembro, inaugurada em 19 de dezembro de 1953, entra no contexto de uma série de construções públicas realizadas em comemoração ao centenário de emancipação política do Estado do Paraná. Na época, Curitiba inaugurou importantes espaços como o Palácio Iguaçu, a Biblioteca Pública do Paraná e o Teatro Guaíra.
O desvencilhamento da Província de São Paulo, formando assim a Província do Paraná, se deu no dia 19 de dezembro de 1853. Através da Lei 704, sancionada por Dom Pedro II, em agosto daquele ano, a região pôde declarar “sua independência” de São Paulo e, com a Proclamação da República, em 1889, a Província se tornou o Estado do Paraná.
As ações separatistas começaram muito antes, mais especificamente em 1811. Naquele ano, meses depois da criação da comarca de Paranaguá e de Curitiba, a Câmara Municipal de Paranaguá pediu ao príncipe regente a separação da região, pedido que não foi atendido.
Dez anos depois, uma nova ação foi tomada pelo grupo, que a agora se denominava “Conjura Separatista”, novamente sem sucesso. Nos anos seguintes, com a Revolução Farroupilha (1835 – 1845) e a Revolução Liberal de 1842, a região que se tornaria o Paraná era vista como importante ponto estratégico, o que dificultou ainda mais o desmembramento. Na metade da década de 40, contando com o apoio de deputados de Minas Gerais e São Paulo, a separação voltou a ganhar força, culminando na aprovação do projeto de criação da província do Paraná, no dia 28 de agosto de 1853. Com isso, no dia 19 de dezembro, Zacarias de Góis e Vasconcelos se tornaria o primeiro presidente da recém-criada Província do Paraná. Pouco mais de meio ano depois, no dia 26 de julho de 1854, Curitiba seria escolhida como a capital do Paraná. Na época, Paranaguá, Castro e Lapa também “disputaram” o posto de capital da nova Província e a vencedora foi escolhida por estar bem no centro dessas cidades.
A Praça 19 de Dezembro é tradicionalmente conhecida pelo fato de abrigar importantes monumentos da capital paranaense.
– Obelisco de pedra que conta com os dizeres em homenagem a emancipação política do Paraná.
– Grande estátua em granito de autoria de Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. Nela, os artistas tinham como objetivo simbolizar o homem paranaense com o olhar visando o futuro. O local recebeu em 1972 a estátua mulher nua, de autoria de Humberto Cozzo.
– Mural de pedra em duas faces. Em uma delas, Poty Lazzarotto retrata acontecimentos do Estado através de uma evolução história divididas em sete partes que vão dos garimpeiros até o primeiro governo da província (Zacarias de Góes e Vasconcellos). Na outra, Erbo Stenzel também tem como foco a história do Paraná. Ambas as obras foram encomendadas pelo então governador Bento Munhoz de Rocha Neto.
Uma das principais curiosidades da Praça 19 de Dezembro fica por conta de sua ligação com a Maçonaria. Ambos Maçons, os ex-prefeitos de Curitiba, Ernani Santiago de Oliveira e Wallace Tadeu de Mello e Silva (1951), participaram do projeto do local ao inserir símbolos referentes à sociedade e a cidade de Washington, nos Estados Unidos. O município norte-americano possui ligação com a Maçonaria brasileira.
O Washington Monument serviu de inspiração para o obelisco, assim como o Tidal Basin, lago próximo ao monumento, é a referencia para o chafariz da Praça 19 de Dezembro. Detalhes como o número 07 – considerado perfeito na Maçonaria – é observado nos sete refletores iniciais do chafariz e na altura da estátua do Homem Nu. Já a letra G – com forte simbologia para a sociedade – está representada no punho fechado da estátua do Homem Nu. No centro do painel do Poty, há um homem vestindo um avental maçônico.
A Praça 19 de Dezembro, ou Praça do Homem Nu fica entre as ruas Inácio Lustosa, Riachuelo, Paula Gomes e Barão do Serro Azul, no Centro de Curitiba. A emancipação política do Paraná ocorreu em 19 de dezembro de 1853.
Referências: PEDROSO, Daniela. Poty: Murais Curitibanos. Curitiba. Editora Positivo. 2006. TV SINAL PARANA. O Dono da Rua – Erbo Stenzel. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=_LDwZnh2-vU>. SEED. Erbo Stenzel. Disponível em <http://www.arte.seed.pr.gov.br>. CIRCULANDO POR CURITIBA. A Praça 19 de Dezembro e a Maçonaria. Disponível em <http://www.circulandoporcuritiba.com.br>.Outros posts