Especial: Paulo Leminski

Especial: Paulo Leminski

Paulo Leminski: Bar Stuart

O Bar, um dos mais tradicionais da cidade, era frequentado por Paulo Leminski

Localizado na Praça Osório, 427, o Bar Stuart faz parte da memória e da rotina de muitos curitibanos e visitantes da cidade. Fundado em 1904, e considerado um dos mais tradicionais da capital paranaense, o local é conhecido por ser frequentado por intelectuais, artistas e personalidades em geral. O bar é comandado por Dino Chiumento, italiano de Veneza que chegou ao Paraná com apenas 13 anos e passou de garçom a proprietário na década 1970.

Paulo Leminski - Bar Stuart - Curitiba Space

Durante os anos 80, o Bar Stuart passou a receber um ilustre intelectual curitibano. De acordo com Dino Chiumento, Paulo Leminski frequentava diariamente o local, sempre por volta das 10h ou 10h30. A rotina do poeta no Stuart era sentar-se na mesma mesa, localizada na área de fumantes, e pedir a tradicional dose de vodka para acompanhar horas de escritas solitárias. A companhia para Leminski só acontecia tempo depois, quando a mesa recebia alguns colegas do poeta.

Paulo Leminski - Bar Stuart - Curitiba Space

Durante a época em frequentou o Stuart, Leminski marcou sua passagem pelo bar com um dos seus poemas mais tradicionais. O local se tornou a origem de:

O Rio é o Mar
Curitiba o Bar.

Paulo Leminski - Bar Stuart - Curitiba Space
Receptivo e conhecedor da história de um dos bares mais antigos de Curitiba, Dino Chiumento relembra a época de Leminski no bar com a seguinte frase que marcava o ambiente todas as manhãs: ‘’Chegou o Polaco’’.

Referências:
Visita ao local.

Especial: Paulo Leminski

Outros posts